Conecte com a gente!

Colunista: Luis Felipe

A raposa e as uvas

Publicado

em

Algumas frases proferidas aos quatro ventos são verdadeiras pérolas. Uma delas é fascinante e diz mais ou menos assim: “Nem Jesus agradou a todo mundo, por que eu agradaria?”.

Independente da crença religiosa, Jesus existe. Senão como um humano que pisou nessa terra em carne e osso, ao menos como um ser que habita imaginários – o que basta para que ele viva.

Então, quando ouço alguém dizer que não se importa com o que os outros pensam a seu respeito, já que nem a alma mais benevolente do mundo foi capaz de agradar a todos, desconfio logo que a pessoa esteja cometendo uma heresia. Afinal, comparar-se a ao símbolo máximo da bondade, a alguém que é o próprio amor, me parece um disparate. Além disso, essa pessoa deve estar mentindo. Não para mim, mas para si mesma. E como bem disse Renato Russo: “Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”.

Afinal, é possível viver sem levar em conta o que terceiros acham da gente? Acho possível – mas improvável.

Para entender o que se passa, nada melhor que repetir a pergunta e tentar respondê-la: “Se nem Jesus agradou a todo mundo, por que eu agradaria?” A resposta poderia ser básica: porque, apesar de considerar que você tem qualidades superiores a de Jesus, você não tem.

Mas suspeito que a resposta completa vá além: por que no fundo, você, que repete essa frase, queria ter o amor das outras pessoas, porém, como não o consegue, desdenha.

Lembro de ter visto na infância, que quando alguém comia alguma coisa, outro pedia um pedaço e recebia uma negativa, a resposta ressentida para isso era: “Eu nem queria mesmo”. Então, é mais ou menos isso que acontece com com profere essa frase.

Portanto, não se importe tanto em provar que não se importa com o que os outros pensam de você através de frases feitas. Implicitamente, isso guarda outro significado: faz parecer que você dá uma grande dimensão aos pensamentos alheios.

Ao invés disso, gaste energias tentando descobrir como se amar genuinamente, ao ponto de – de fato – não se importar com o que os outros acham de você.
Sugestão de música: Fracasso (Pitty).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.