Foi realizada na quarta-feira, 17 de julho, na Câmara Municipal de Capivari do Sul, uma Audiência Pública para debater as demandas em relação aos serviços prestados pela CEEE Equatorial em Capivari do Sul e região.
O encontro, promovido pelos vereadores Geovane Silveira e Renato Leal, reuniu autoridades, como o prefeito Leandro Monteiro e o Promotor do Ministério Público Leonardo Rossi, comunidade, empresários, produtores rurais e representantes da empresa.
Geovane e Renato lembraram das diversas reclamações dos moradores do município, não só no Bairro Jardim Formoso, mas também em outros pontos de Capivari e também do Litoral. Produtores de Palmares do Sul e representantes de Cidreira estiveram presentes na Audiência.
A condução da conversa ocorreu com manifestações dos presentes que usaram a Tribuna Livre fazendo questionamentos a Equatorial, como os produtores rurais João Paulo Muller, Eloisa Lagoa, Cristina Bueno e Bibiana Terra, que pediram uma maior agilidade com os atendimentos nas áreas rurais.
“Por diversas oportunidades ficamos sem luz por vários dias. A impressão que passa é que falta capacitação para solucionar os problemas, o que acaba nos causando prejuízos durante o plantio e a colheita”, disse Bibiana.
Além de reclamações das áreas rurais, a parte urbana também vem sofrendo com constantes quedas na energia. No bairro Jardim Formoso, na esquina da Rua Áustria com a Estados Unidos, um transformador é apontado pelos moradores como o principal causador da interrupção da energia.
O vereador Geovane Silveira, que também reside no bairro, mostrou dois vídeos no momento em que o transformador pegou fogo. Sobre essa situação, Robson Saggin, líder do setor de manutenção da Equatorial, informou que irá enviar um técnico para fazer a avaliação da área e ter uma solução rápida. “Vamos dar um prazo de 10 dias para fazer esse estudo e detectar a causa do problema”, comentou.
Renato Leal aproveitou a oportunidade para levar os anseios da comunidade após diversas reclamações com a falta de manutenção na rede. “Há muito tempo venho cobrando na Câmara por essas melhorias. Não é de agora. Espero que isso se resolva pois temos pessoas que necessitam muito da energia em casos de doença na família e acabam sendo prejudicadas”, disse o vereador.
Outro ponto da Sede que soma diversos registros de falta de luz é o bairro Dutra. O morador Eliseu Santos usou a Tribuna para cobrar agilidade no atendimento. Robson se comprometeu em avaliar a situação.
O prefeito Leandro Monteiro parabenizou a todos pela iniciativa da Audiência Pública. “É importante ter momentos como esse para que todas as dúvidas sejam sanadas e as cobranças feitas. Grande parte dos problemas de Capivari são decorrente de transformadores que precisam ser trocados devido a alta demanda, assim também como a poda de árvores que afetam a rede em áreas mais afastadas”, disse.
Leonardo Rossi lembrou que os problemas com o fornecimento de energia na região não são de agora, mas pontuou que se tornaram mais frequentes nos últimos anos. “Nossa região de Capivari, Palmares e Mostardas sempre enfrentou essa questão, onde os agricultores, por residirem em locais mais afastados, acabam se sentindo desassistidos, com uma insegurança de quando volta a energia. Mas é importante que representantes da CEEE estejam aqui hoje, o que mostra que estão com boa vontade em ajudar e resolver os problemas”, avaliou o Promotor.
Investimentos em Capivari do Sul superam R$ 600 mil, diz Equatorial
Durante as conversas, Mauricio Gubert Ferri, Analista de Obras da CEEE Equatorial, informou que foram investidos entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro de 2024 cerca de R$ 650 mil em manutenção em Capivari do Sul.
“A empresa ainda está adquirindo equipamentos novos que irão contribuir para a automação da rede. Isso fará com que os cortes de energia possam ser identificados de maneira mais rápida e eficaz, proporcionando mais agilidade no serviço de reestabelecimento. Diferentemente da antiga CEEE, que era uma estatal com a maioria da parte pertencente ao Estado, nós temos recursos para investimentos em tecnologia, só que isso está acontecendo com o tempo”, destacou Vinicius, informando, ainda, que durante a concessão da Equatorial mais de 550 problemas foram identificados e resolvidos em Capivari e região.
Vinicius Martins da Silva, Consultor Comercial, disse que a Equatorial sabe dos problemas e está disposta a escutar e resolver todas as questões. “Nosso objetivo aqui hoje é ouvir e levar essas demandas para a empresa para traçarmos o melhor plano e resolvê-las. O grupo sabe de todos os desafios e dificuldades que enfrentaria depois de assumir. Em outros locais do Estado conseguimos virar a chave e prestar um bom serviço”, avaliou.
Manoel Guimarães, líder do plantão da Equatorial, enfatizou a importância dos consumidores informarem a empresa no momento da falta de energia. “Essa notificação irá fazer com que possamos acionar nossas equipes de maneira mais rápida e identificar a gravidade do problema. Quanto mais pessoas fizerem a notificação melhor. Hoje nós possuímos três equipes de trabalho que atendem Capivari e Palmares, que se revesam em turnos. Nossos veículos estão equipados com antenas da Starlink que facilita a mobilização e a chegada mais rápida aos locais de difícil acesso. Além disso, uma base integrada estará localizada em Mostardas e que atenderá toda a região, com profissionais de plantão capacitados e treinados para situações complexas. Seria a nossa “tropa de elite”, vamos assim dizer, que também vai contribuir para melhorar o atendimento”, comentou.
Estiveram presentes ainda o Secretário de Infraestrutura e Ordenamento Urbano Luiz Carlos Andrade, os vereadores Fabiano Homem, Manoel Dias e Tatiane Kestering, a vice-prefeita Sandra Cardoso e o Secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura de Cidreira Mario Pereira Neto.