Conecte com a gente!

Colunista: Luis Felipe

Saúde no bolso

Publicado

em

Façamos um exercício imaginativo. Acabaram de criar uma máquina hiper avançada, capaz de superar o Chat GPT ou qualquer outra inteligência artificial em termos de sofisticação tecnológica. Assim mesmo, ela é de fácil manuseio. Para usá-la, basta que a pessoa caminhe. E olha só que revolucionário, quanto mais fizer isso, mais ela ganha dinheiro.

Já imaginou? Agora você deve estar pensando: se essa máquina existisse, todos gostariam de usá-la, assim ninguém mais seria pobre. Pois qualquer pessoa capaz de caminhar usaria este invento. Eu concordo com você; se fosse por dinheiro, as pessoas se movimentariam.

Agora, e se eu disser que essa máquina já foi criada e você é detentor de uma, recebeu-a de presente, novinha, assim que nasceu, você acreditaria?

Pois, sim, ela está aí para você usar, chama-se corpo humano, e nenhuma inteligência artificial é capaz de copiá-la. Mas, ao movimentá-la, você não ganha exatamente dinheiro em espécie – pelo menos não em um primeiro momento.

Apesar de divergentes, os dados apontam: idosos (de acordo com a lei, pessoas com mais de 60 anos) chegam a gastar até 50% da sua renda com saúde.

Uma dura punição na última etapa da vida. Considerando que a pessoa muitas vezes cumpriu jornadas exaustivas, em condições desfavoráveis, recebendo um salário menor que o merecido e obteve como recompensa, no fim, uma aposentadoria minguada.

Se metade da renda é gasta com saúde, como irá comer, se vestir e ainda desfrutar de um pouco de lazer?

Enquanto esperamos uma mobilização do poder público, enquanto habitamos um país em desenvolvimento (sempre seremos o país do futuro, como já disse James R. Kahn, Presidente da Sociedade Norte-americana de Economia Ecológica e membro da Washington and Lee University), temos que fazer por nós mesmos.

A forma mais barata de economizar dinheiro é começar a praticar uma atividade física enquanto ainda se tem saúde. Além disso, exercícios físicos regulares liberam dopamina, endorfina e serotonina, que são hormônios e neurotransmissores auxiliares no tratamento da depressão.

Exercitar-se é botar a máquina de fazer dinheiro em movimento.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.