Conecte com a gente!

Colunista: Henrique Pajares

Convite na mesa

Publicado

em

O funcionário público Claudio Braga, o Padura, pode aparecer como candidato a prefeito em Palmares do Sul. Isso por que ele recebeu um convite do Partido dos Trabalhadores para ser cabeça da chapa junto com o vereador Adelar Araújo. Padura é filiado ao PROS. Em contato com esta coluna, Padura afirmou que ainda analisa o convite feito, e que nada é oficial. Segundo ele, o que está pesando na decisão é a questão da pandemia, já que se enquadra no grupo de risco. Este fato pode ser determinante se irá ou não aceitar. É bom lembrar que no processo de cassação do ex-prefeito Paulo Lang, Padura, que ocupava o cargo de vice, não teve seus direitos políticos cassados.

Na semana passada noticiei que a então candidata do PT, vereadora Roberta Lang, estava aguardando um parecer jurídico para confirmar ou não sua candidatura. Em caso de não poder concorrer, o plano B seria Xirú. Mas, nesta semana, Padura foi colocado como principal nome para liderar a chapa ao lado do vereador caso Roberta esteja impossibilitada de ir as urnas como candidata ao Executivo.

Emendas para Palmares do Sul

O MDB de Palmares do Sul recebeu a informação de que o deputado federal Alceu Moreira indicou mais uma emenda parlamentar para o Município. O recurso é no valor de R$ 420 mil para aquisição de uma escavadeira hidráulica e uma grade niveladora. Agora, a Secretaria de Planejamento e Projetos está trabalhando no setor de cadastros e empenho para efetivar a compra do maquinário.

“É motivo de grande alegria para nós poder contar com mais uma emenda, mais um recurso, para aquisição e melhorias para nossa Palmares do Sul. O compromisso do deputado Alceu Moreira com Palmares do Sul é inegável, tendo em vista que diversas emendas são indicadas, e para diversos setores, visando o bem dos nossos munícipes. Agradecemos, mais uma vez, por poder contar com estes grandes aliados do nosso Governo”, destaca o prefeito Mauricio Muniz, em nome do Diretório Municipal do MDB.

Também nesta semana, através de empenho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento junto à Bancada Gaúcha, o deputado federal Márcio Biolchi indicou uma emenda no valor de R$ 250 mil ao município para aquisição de uma retroescavadeira. O empenho da emenda parlamentar já foi realizado.

Novos respiradores

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) entregou nesta semana mais 56 respiradores de beira de leito para UTI e três de transporte de pacientes a 12 hospitais gaúchos. Os equipamentos fazem parte de lote de cem respiradores que chegaram ao Rio Grande do Sul anunciados pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em recente visita ao Estado. No Litoral, o Hospital de Santo Antônio da Patrulha recebeu três respiradores de transporte.

Na quinta-feira (30/7), a SES recebeu mais 20 respiradores – 10 de beira de leito e 10 de transporte. A distribuição desse novo carregamento será conforme as necessidades regionais da rede hospitalar do Rio Grande do Sul.

Até agora, o Estado já distribuiu mais de 600 respiradores. São utilizados em casos graves de Covid-19, em que os pacientes precisam de auxílio para respirar.
Até agora, o governo do Estado já ampliou em 90% a capacidade instalada de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No início da pandemia, o RS contava com 933 leitos de UTI e está chegando a 1.779, contabilizando habilitações que devem ser concluídas nos próximos dias pelo Ministério da Saúde. A meta é ampliar em quase 105% o número de vagas, chegando a 1.909 leitos de UTI.

Assembleia aprova projeto Veículo Legal

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (30/7), a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 45/2020, que institui o Programa de regularização de débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da taxa de licenciamento, do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e de infrações de trânsito, denominado Veículo Legal.

A proposta possibilita que o proprietário ou o condutor do veículo, quando abordados em operações programadas de fiscalização de trânsito estaduais, quitar no ato eventuais débitos e encargos financeiros existentes, por meio de sistema bancário eletrônico, evitando a remoção nas situações em que a autoridade constatar como irregularidade exclusivamente essa falta de pagamento. Dessa maneira, conforme a justificativa do PL, a medida evita a remoção do veículo, os custos decorrentes e as diárias de depósito.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.