Conecte com a gente!

Colunista: Henrique Pajares

Faça sua parte

Publicado

em

Vai carpir um lote”. Você talvez já deve ter ouvido essa expressão popular ou até mesmo falado isso para alguém quando estava bravo, geralmente para pessoas desocupadas que ficam cuidando da vida alheia, não é mesmo? Outros usam para mostrar aos mais novos, por exemplo, uma lição de trabalho, responsabilidade e utilidade. Mas essa semana fiquei aqui pensando por que mandar alguém carpir, ou capinar, um lote. Poderíamos encontrar inúmeras coisas para mandar as pessoas fazerem quando nos sentimos incomodados ou querer ensinar algo aos mais jovens. Quem já capinou um lote sabe que não é tão simples assim, ainda mais se você quer deixar tudo bem feito, seja a área livre das gramas indesejadas ou preparada para o plantio.

E capinar todas as ruas pavimentadas de um município, arrancando a grama enraizada no concreto sob sol forte, deixando as ruas pintadas e limpas? Será que é fácil? Esse é o trabalho da Frente Emergencial de Capivari do Sul. Nesta semana, a equipe de 12 mulheres coordenada pela Secretaria de Obras chegou até a minha rua, no bairro Jardim Formoso. Observando o trabalho do grupo, notei que elas encontravam dificuldades em certas partes do percurso, em frente a algumas casas, onde o mato tomava conta do meio-fio. Mas e se cada um dos moradores mantivesse suas calçadas limpas durante o ano e a equipe da Frente Emergencial focasse apenas nas áreas públicas, como os canteiros das avenidas, escolas, postos de saúde e praças? Seria bom, não é mesmo. Ao menos durante seis meses esses locais estariam limpos e pintados.

Nem todos sabem, mas é de responsabilidade do proprietário manter a sua parte pública limpa e organizada. Este é o segundo grupo da Frente Emergencial que está atuando no município. O primeiro iniciou ainda em 2022. O objetivo é fazer a limpeza das vias urbanas, principalmente os meios fios. O grupo também ajudou com a preparação do Parque de Eventos para o Rodeio Crioulo, em janeiro, e a Festa Nossa Senhora dos Navegantes, na Costa da Lagoa, distrito da Santa Rosa.

Quando vamos em uma cidade do interior colonizada ficamos admirando o capricho e organização das residências. E por que não podemos ser iguais? Se cada morador fizer sua parte, pouparia e muito o trabalho árduo dessas moças. O grupo poderia focar em áreas que são de responsabilidade do poder público, como os canteiros das avenidas e praças, onde o serviço pode ser feito da melhor maneira, já que são as vias asfaltadas. Mais de 90% das ruas da Sede de Capivari são pavimentadas com PVS. Outro ponto: já está na hora da prefeitura comprar uma máquina capinadeira específica para essa pavimentação.

No mais, parabenizo o grupo da Frente de Trabalho, programa importante que beneficia as famílias de baixa renda, pelo bom serviço que vem fazendo em nossas ruas.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.