Conecte com a gente!

Colunista: Henrique Pajares

Rápidas: as últimas da política em Palmares do Sul

Publicado

em

Os partidos tem até o dia 26 de setembro para confirmarem os nomes que concorrerão ao cargo de prefeito nos municípios. Em Palmares, cinco candidatos se lançaram como concorrentes ao Executivo: o atual prefeito Maurício Muniz (MDB), que visa continuar com a dobradinha junto com Gilmar Souza (PDT), Orion Almeida (Patriota), Afonso Praça Baptista (PP), Paulo Pachá (PSL) e Roberta Lang (PT). A vereadora do Partido dos Trabalhadores relatou que está aguardando um parecer jurídico para confirmar seu nome como cabeça de chapa, ao lado do também vereador Adelar Araújo. Caso não se confirmar, o candidato será Xirú. Roberta afirmou ainda que o partido chegou a fazer contato com outras siglas partidárias de Palmares, mas não chegou a uma definição para uma possível coligação.

O nome do presidente do Legislativo de Palmares, Polon Oliveira, que circula no ambiente político como possível candidato a prefeito pelo PDT, ainda depende de uma aprovação na convenção. Polon disse que se o partido decidir por candidatura própria, colocará seu nome a disposição para concorrer. Por outro lado, o presidente do PDT e vice-prefeito Gilmar Souza, diz que a intenção é continuar com a coligação junto ao MDB. O Cidadania 23, que perdeu dois vereadores na Câmara, Xirú para o PT e Ademar Terra para o PDT, está perto de se unir ao MDB e PDT em uma futura coligação.

Fiscalização em Quintão

A moradora de Balneário Quintão, Nilba Regina Camargo, entrou em contato com a redação do Jornal Integração para pedir que levássemos até o conhecimento do prefeito Maurício Muniz o pedido de fiscalização por parte da prefeitura aos veranistas que frequentam e vão a praia nos finais de semana.

“Não se pode prejudicar o comércio local de Quintão, que vivemos aqui 365 dias por ano. Os veranistas, nesta época, vem a praia e gastam apenas no Asun. Tem que baixar a fiscalização aqui, onde eles andam por tudo sem máscara. Estamos fazendo nossa parte enquanto os veranistas fazem e acontece aqui. Lembro ao prefeito que este ano é eleitoral, e os veranistas que tem casa aqui não votam em Quintão. É bom o prefeito lembrar disso”, comentou Nilba.

Marcação de consultas

A partir da última quinzena deste mês de julho, a marcação de exames e consultas especializadas será realizada dentro dos Postos de Saúde de Palmares do Sul. Os profissionais foram treinados nos sistemas GERCON e SISREG, que são os sistemas informatizados de regulação do Estado.

“Nos preocupava muito que os pacientes após as consultas médicas tinham que vir de Quintão, Granja, Bacupari e Frei Sebastião, gastando com passagens, e outros custos, para a Sede com a finalidade de marcar consultas, já que até mês passado era assim. O projeto de descentralização demorou por causa da Pandemia, pois os profissionais dos Postos tiveram que receber vários treinamentos, e com a dificuldade de contato, os treinamentos foram feitos de forma remota, mas, hoje, já é uma realidade, e isso é um grande avanço para o município. E nossos usuários podem sair da consulta médica e marcar os encaminhamentos de exames no próprio Posto, que além de evitar gastos com deslocamentos entre os distritos, também evita a contaminação em meio a Pandemia”, relata a secretária de Saúde, Jeane Pereira.

Denúncia o Ministério Público

O prefeito de Imbé e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, Pierre Emerim (foto abaixo), realizou uma denúncia junto ao Ministério Público Federal em Capão da Canoa sobre o descaso do Estado e União em não intervir no problema de falta de medicamentos nos hospitais do Litoral. Pierre disse que não falta dinheiro para comprar, mas sim os próprios medicamentos a venda.

O fato fez com que os hospitais de Osório e Tramandaí bloqueassem leitos de UTI. “Absurdo total, o que já era pouco (leitos de UTI) ficou pior. Além disso, também denunciei a flagrante ação dos laboratórios que diminuíram seus estoques de forma proposital a fim de gerar pânico e inflar o preço dos medicamentos essenciais as UTI’s para obter grandes lucros, constituindo ato totalmente criminoso e covarde de tais empresas que dominam o mercado para tirar proveito desse momento de fragilidade da sociedade, o que pode causar perda de vidas”, comentou.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.