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Editorial

“A consulta que você falta, faz falta para alguém”

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O atendimento à saúde em Capivari do Sul, principalmente quanto à marcação de consultas e exames, sempre foi alvo de inúmeras reclamações por parte da comunidade, que afirma haver demora para conseguir um horário, principalmente com médico da família e pediatra.

No entanto, assim como essa questão aflinge os moradores, também preocupa a Secretaria da Saúde. A fila de agendamentos é grande, mas o número de faltas também tem crescido consideravelmente. A ausência dos pacientes nas consultas, sem aviso prévio, causa transtornos para ambos os lados. Os impactos de um paciente faltoso podem ser extremamente prejudiciais ao poder público, que arca com o pagamento do profissional, e também para a fila de pacientes, que aguarda uma vaga para ser atendido.

Neste sentido, a Prefeitura de Capivari do Sul divulgou um post essa semana em suas redes sociais “A consulta que você falta, faz falta para alguém”, com objetivo de alertar a população para comparecer às consultas ou então desmarcar caso o paciente não possa ir.

Uma das maiores reclamações da comunidade era em relação ao Pediatra e conforme a Secretaria, nesta semana quatro consultas agendadas com o profissional foram frustradas. Ou seja, o município pagou e ninguém usou. Mas caso fosse o contrário, se ocorresse algum imprevisto e o profissional não pudesse comparecer, certamente haveria uma enxurrada de reclamações.

Ainda de acordo com a Secretaria, as consultas agendadas com nutricionista, pediatra e ginecologista tiveram um aumento considerável de faltas registradas nos últimos meses, por isso foi emitido este alerta para a comunidade.

Quando um paciente não comparece na consulta, todos os outros são prejudicados. Entre as consequências das faltas, está o aumento das filas de espera, já que outras pessoas deixam de ser atendidas. Isso interfere também na redução da produtividade dos profissionais de saúde.

Tempos atrás também divulgamos uma reportagem sobre a quantidade de exames realizados e não retirados pelos usuários da saúde do município.

Tais fatos deixa claro apenas uma coisa: a comunidade reclama do descaso da Administração em relação ao atendimento à saúde, no entanto, se esse descaso realmente existe, ele acontece de ambos os lados.

* Editorial Jornal Integração 20-01-2023

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