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Editorial

Investimentos na ERS 040 não minimiza os deveres dos motoristas

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Faixas de pedestres elevadas foram construídas no perímetro urbano de Águas Claras (Foto: Divulgação / EGR)

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciou nesta semana a construção de quatro travessias elevadas para pedestres na ERS-040. As travessias foram feitas em locais com bastante movimentação de pedestres e em frente a algumas escolas.

A rodovia, que é uma das principais ligações entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte do estado, tem sido palco de muitos acidentes envolvendo veículos e pedestres, muitos deles com vítimas fatais. Recentemente, uma jovem de 21 anos morreu após a colisão de dois caminhões e um menino foi vítima de atropelamento.

Em condições gerais, a estrada apresenta boas condições de tráfego e sinalização, mas em trechos mais críticos e de grande movimento, como entre Morro Grande e Águas Claras, é visível que falta mais investimentos da concessionária para melhorar o tráfego, principalmente dos moradores locais. Quem circula com periodicidade pela 040 percebe que os motoristas das localidades também não cumprem com as regras do trânsito, principalmente nos pontos de mais comércio.

Conforme o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, os serviços contemplam a execução das melhorias debatidas entre a empresa e os representantes do distrito de Águas Claras e de municípios como Viamão e Capivari do Sul. Segundo o diretor-técnico da EGR, Luís Fernando Vanacôr, as medidas foram propostas pela estatal para atender às solicitações da comunidade, debatidas em audiência pública realizada em 2022. As travessias têm função de dar segurança para os pedestres e, ao mesmo tempo, impor a redução de velocidade aos veículos. Também serão instalados tachões no eixo central da rodovia desde o quilômetro 26 até o 36, em Águas Claras, para intensificar a proibição de ultrapassagens.

De acordo com a EGR, nos últimos quatro anos foram investidos mais de R$ 52 milhões em melhorias na ERS-040. Foram R$ 20 milhões para a construção do viaduto, solucionando um ponto crítico no entroncamento com a ERS-118, e investiu outros R$ 32 milhões em melhorias na rodovia.

Para os projetos futuros de melhoria, poderia ser pensadas alternativas para melhorar o tráfego dos moradores locais, como a construção de vias laterais. No entanto, é preciso também contar com a conscientização dos motoristas, que em grande parte, são os responsáveis pelos acidentes, por não seguirem as leis de trânsito.

Um exemplo bem claro é em Capivari, onde foram construídas as vias laterais, que são de mão única, mas até agora tem gente que ainda não entendeu e continua trafegando pela contramão, cortando a passagem de quem está no sentido correto e ainda entrando no supermercado de carro pela entrada de pedestres.

Vamos cobrar do poder público, mas também comecemos a cobrar daqueles que cometem estes tipos de infrações. Clamar por direitos é sempre mais fácil do que cumprir com nossos deveres, não é mesmo?

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