Conecte com a gente!

Editorial

Cuidar da mente e do corpo é um dever de todos, em qualquer idade

Publicado

em

Nas duas últimas semanas, o município de Palmares do Sul divulgou, por meio da Secretaria da Saúde, dois programas de grande relevância para a comunidade. O primeiro, Projeto Bem Viver, anunciado em julho, conta com aulas de hidroginásticas voltadas para o público com mais de 60 anos. Os encontros acontecem em uma academia contratada pelo município e dispõe de 40 vagas. O outro projeto, iniciado nesta semana, são Oficinas Terapêuticas de Yoga, que irão ocorrer na Sede e em todos os distritos, uma vez por semana, nos salões paroquiais, ginásios e clubes.

Falamos que são programas relevantes pois são atividades voltadas diretamente à saúde e bem-estar físico e mental, que muito foi afetado pela pandemia e todos os demais problemas trazidos por ela nos dois últimos anos. A prevenção e o cuidado com a saúde do idoso é um projeto que deveria ser pensado como prioritário pelos municípios, pois desta forma seria possível retardar ou até mesmo evitar o surgimento de muitas comorbidades entre a comunidade.

Apesar do envelhecimento da população brasileira, podemos observar que o poder público pouco investe na criação de programas específicos para este grupo e nem a sociedade cobra. O envelhecimento, em vez de uma conquista, resultado de inúmeros esforços para aumentar a longevidade, poderá ser visto como um problema social. Em 1980, a esperança de vida do brasileiro ao nascer era de, em média, 62 anos. Atualmente, é de pouco mais de 73. Em 2030, estará próxima de 80 anos.

O Estatuto do Idoso, de 2003, determina que a atenção à população idosa é responsabilidade da família, do estado e da sociedade, e a implementação de programas que visem o bem-estar e saúde compete aos municípios.

Em Capivari do Sul, sabemos que o município repassa anualmente, há muitos anos, um valor específico para duas associações de idosos, para que estas possam realizar suas atividades durante o ano e posteriormente prestam contas. No entanto, não seria mais benéfico para a população idosa que o município criasse programas específicos para a saúde e bem-estar dos idosos com a utilização deste recurso ao invés de repassá-lo? Pois, sob os cuidados de profissionais capacitados da Secretaria da Saúde e Assistência Social, poderiam ser criadas ações de real benefício ao idoso e também não haveria mais disputa entre os grupos, já que por conta de uma nova lei federal o município precisa realizar um chamamento público para eleger a associação que irá receber o repasse.

Esperamos que os programas ofertados pelo município de Palmares tenham êxito e que a população reconheça os benefícios de investir um pouco do seu tempo em cuidados de prevenção à saúde, principalmente os grupos de idosos. Cuidar da mente e do corpo é um dever de todos, em qualquer idade. A hora de cuidar de si é agora, não deixe para depois.

  • Editorial Jornal Integração 12-08-2022

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.