Conecte com a gente!

Editorial

Os conselhos municipais e a importância para o município

Publicado

em

Na última semana, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Conselho Municipal da Mulher – COMDIM de Capivari do Sul realizou uma ação no município, onde as integrantes do grupo organizaram um mimo e percorreram a cidade para homenagear as mulheres pelo seu dia. O presente foi um potinho com arroz de leite, confeccionado pelas próprias integrantes do conselho.

A ação chamou a atenção, pois salvo os conselhos municipais ligados à saúde e educação, que são bastante ativos devido às demandas destas duas áreas, não é rotineiro acompanharmos as ações dos demais conselhos instituídos no município.

Atualmente, Capivari do Sul conta com 15 conselhos municipais ativos e outros seis estão em fase de finalização. Conselho da Mulher, do Turismo, da Saúde, Educação, Assistência Social, Desporto, Cultura, Desenvolvimento Rural, Habitação, são alguns deles. Desde que assumiu a prefeitura no ano passado, a atual gestão começou a se empenhar na reativação de muitos conselhos que estavam inativos e na criação de outros.

Para quem não sabe, muitos conselhos municipais são obrigatórios e são indispensáveis para a administração pública, pois têm papel fiscalizador nas ações e projetos do município. Para se ter uma ideia, muitos projetos de lei do Executivo precisam ter aprovação dos conselhos antes de serem enviados ao Legislativo. Por isso, os conselhos municipais são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas, pois eles contam com a participação de pessoas da comunidade.

No entanto, uma das grandes dificuldades das administrações é encontrar pessoas da comunidade que estejam dispostas a participar dos conselhos, pois é um trabalho voluntário, que em certos momentos exige tempo e disposição para participar de reuniões e análises de ações e projetos.

Para aqueles que gostam de estar entrosados com as políticas públicas do seu município, está é uma boa oportunidade, pois além de contribuir com o trabalho fiscalizador e consultivo, também pode ter conhecimento das ações realizadas pela gestão pública. Conhecer este instrumento é fundamental para viabilizar a participação da sociedade. Assim como reconhecer que ser conselheiro é exercer um papel de cidadão, para vivenciar plenamente a cidadania e cuidar de nossas cidades para ser mais bem cuidado por elas.

  • Editorial Jornal Integração 18-03-2022

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.