Conecte com a gente!

Editorial

Usar máscara não faz mal

Publicado

em

Usar as máscaras caseiras para sair de casa pode ser desconfortável. O item aperta o nariz, escapa da orelha e pode embaçar os óculos. Ainda assim, não gera hipóxia, ou uma redução da oxigenação dos tecidos, como sugere um boato que vem circulando pelos aplicativos de mensagem nas últimas semanas. Atribuído a um médico chamado de Eduardo E. Herrera, a mensagem alerta que “respirar repetidamente o ar expirado se transforma em dióxido de carbono, e é por isso que nos sentimos tontos”. Na verdade, não há qualquer alerta de autoridades de saúde sobre o uso do equipamento de proteção e um possível prejuízo à oxigenação.

Ao contrário do que diz a “fake news”, os médicos pneumologistas reforçam sobre a importância de cobrir o nariz e a boca ao estar nas ruas, em estabelecimentos comerciais, bancos e em transportes públicos, como vêm recomendando a Organização Mundial de Saúde, prefeituras e demais autoridades de saúde para tentar estancar a pandemia de Covid-19.

O uso de máscara de proteção é lei em Capivari do Sul e Palmares do Sul e, como observado nessas últimas semanas, percebemos que a população dos dois municípios estão conscientes e transformaram a máscara em um item indispensável para sair de casa, seja para trabalhar, ir ao comércio, supermercados e outros locais públicos.

Também temos observado uma grande adesão às normas de prevenção e higiene nos estabelecimentos comerciais, com os funcionários e servidores fazendo uso de EPIs, disponibilização de álcool gel aos clientes e maior rigidez na limpeza dos locais. O fluxo de pessoas também está controlado nos comércios, principalmente nos mercados, onde se tem maior circulação de pessoas. Aliás, vale ressaltar aqui o bom trabalho de prevenção e higiene que vem sendo realizado nos supermercados, como por exemplo no União, em Capivari do Sul, onde até a ficha que é entregue na porta e higienizada a cada entrada de cliente.

Em Capivari, a Prefeitura confeccionou cartazes de conscientização e fixou em todos os comércios e locais públicos, como forma de lembrar a população sobre a importância do item de proteção. Outra coisa bacana, é que a obrigatoriedade do uso fez surgir uma nova oportunidade renda: a confecção e venda de máscaras de pano. Em tempos de crise, está uma boa forma de incrementar as finanças, pois pelo visto a máscara ainda nos acompanhará por todo inverno.

Até o momento, Capivari e Palmares não apresentaram nenhum caso confirmado de Covid-19 e todas as pessoas com sintomas gripais são monitoradas pelas secretarias de Saúde, conforme está sendo divulgado pelos boletins epidemiológicos diários.

Seguimos trabalhando, obedecendo as normas de higiene e com nossas máscaras no rosto, pois é melhor rirmos lá na frente por termos exagerado, do que nos lamentarmos por não ter feito nada.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.