Nesta semana, o presidente e um dos conselheiros do Hospital São José, de Palmares do Sul, procuraram o Jornal Integração para explicar algumas situações e acusações feitas à entidade nos últimos dias, quanto a problemas no atendimento e perca de repasses do governo Estadual. Roberto Dutra explicou que o hospital recebe anualmente R$ 480 mil do Estado, referente aos atendimentos realizados pelo SUS. No entanto, em razão do contrato da entidade com a Prefeitura de Palmares do Sul, alguns atendimentos passaram a ser registrados pela Atenção Básica do município, o que levou o hospital a perder cerca de R$ 14 mil mensais do repasse estadual.
O presidente deixou bem claro que a decisão foi necessária para regularizar os atendimentos feitos pelo município e que tudo foi feito por meio de um acordo entre o Executivo e a entidade. Ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais, esta perda de repasse não tem nada a ver com o Programa Assistir, lançado recentemente pelo governo do Estado.
Foi muito correta e coerente a iniciativa da presidência do Hospital São José em querer divulgar e informar à comunidade a verdadeira causa da perda dos recursos, pois transparência é fundamental para a execução de um bom trabalho frente a uma entidade, principalmente quando ligada à saúde e atendimento da população. Na oportunidade, o presidente também falou sobre as melhorias e conquistas que em breve serão feitas, que pode ser lida em matéria publicada nesta edição.
Outro fato explicado foi em relação à demora nos atendimentos, principalmente as segundas e sextas-feiras, dias de maior procura no hospital. O conselheiro Telmo Freitas comentou que hoje o hospital conta com apenas dois médicos e com o aumento dos casos de Covid-19 nos últimos dias, foi preciso deslocar um dos profissionais para esta área de atendimento.
Sabemos que quando se trata de saúde ninguém quer esperar ou ser mal atendido, mas no último ano, com a chegada da pandemia do coronavírus, a situação nos hospitais de todo país passou por momentos difíceis, suspendendo diversos outros atendimentos e consultas de rotina.
No entanto, não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho que o Hospital São José desempenhou nos momentos mais graves da pandemia, com todos os seus profissionais envolvidos e dedicados para que todos os pacientes que passassem por ali saíssem curados.
A perfeição não existe e nunca vai existir e é de fundamental importância a opinião de quem usa os serviços, seja para elogios como críticas que possam levar ao aperfeiçoamento. Mas também é de extrema importância que a população se preocupe em saber o que está acontecendo de verdade, antes de ir para qualquer rede social expor a situação.
A falta de empatia é uma das maiores “doenças” do mundo todo e para isso não há hospital nem remédio que ajude na cura.