Como anunciado semanas atrás pelo Jornal Integração, a empresa Creral conseguiu a Licença de Instalação (LI) para dar início a construção de uma usina termoelétrica no Polo Industrial de Capivari do Sul. O projeto terá como combustível a casca do arroz para formar a biomassa na geração de energia.
As obras devem iniciar no segundo semestre deste ano com um investimento de R$ 40 milhões. A casca será fornecida por empresas arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul. O terreno de 33 mil metros quadrados para a instalação do empreendimento já foi comprado e o ponto para conexão com sistema interligado nacional aguarda definição da CEEE.
A projeção de empregos para a operação é de 30 vagas diretas, além de 50 indiretas. O projeto deve ficar pronto cerca de 18 meses após o início das obras. A potência instalada será de 5 megawatts, capaz de abastecer 50 mil residências.
A UTE Litoral Norte será o segundo empreendimento deste tipo a ser construído pela cooperativa. Desde 2018 opera a UTE São Sepé de 8 MW de potência, localizada no município de São Sepé. Além da Creral a nova usina conta também com a participação das empresas BR Energia, Minozzo Participações, Energia 203 e Enerbio.
Em meio a uma crise financeira instalada por conta da pandemia, uma notícias dessas é animadora, já que, além de gerar empregos no município, também irá contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Capivari do Sul.