Conecte com a gente!

Colunista: Henrique Pajares

A resiliência do povo de Quintão

Publicado

em

Av. Esparta - Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal

Você já deve ter ouvido ou visto a palavra resiliência em algum discurso ou texto. Afinal, ela ganhou notoriedade nos dias atuais com as dificuldades que encontramos em nosso dia a dia. A comunidade de Balneário Quintão, em Palmares do Sul, pode ser considerada um povo resiliente, já que ano após ano precisa adaptar-se a má gestão das últimas administrações. Ruas esburacadas, iluminação pública precária, orla mal organizada e falta de investimentos em infraestrutura são apenas algumas das mazelas da praia.

No entanto, com o slogan Reconstruir Palmares, Regis Bauermann e Jeane Pereira são, agora, quem podem mudar essa história.

Nesta semana, através de recursos economizados pelo Legislativo em 2024 e repassados a Prefeitura, foi realizada uma operação tapa-buracos na Av. Esparta como uma medida paliativa no auge do verão. Os recursos de emendas parlamentares que seriam para a recapeação completa da avenida, ainda são uma incógnita. A obra desta semana foi apenas um curativo na Esparta, mas o suficiente para ascender uma luz no fim do túnel de que agora, Quintão será anexado a Palmares.

Uma das mais tradicionais praias do nosso Litoral Norte, Quintão sempre foi referência de um bom veraneio, muito ligado ao Carnaval, quando chegou a ser considerado o maior da região. Para este ano, vereadores da legislatura passada indicaram recursos ao Carnaval através das Emendas Impositivas. O problema é que nenhum deles repassou direto à Associação das Escolas de Samba de Quintão – AESQ, entidade que organiza o evento. Para os valores serem repassados, haveria a necessidade de fazer um Chamamento Público e, devido ao tempo hábil para todo o processo, o desfile das Escolas de Samba ficaria impossibilitado de ocorrer dias 01 e 02 de março. A AESQ, em nota, chegou a publicar que o Carnaval seria fora de época, em abril. No entanto, esta semana, a Associação informou que o desfile irá ocorrer na data original, mostrando a força e união da comunidade e comércio de Quintão.

O Presidente da AESQ, Jorge Moreira Filho, no espaço da Tribuna Livre da Câmara na segunda-feira, dia 03, citou que a Associação está apta a receber e gerir os recursos, informando, ainda, que a prestação de contas referente a eventos anteriores está em dia, fazendo referência que alguns vereadores da legislatura passada podem ter ficados receosos quanto ao repasse direto a AESQ.

Em relação aos shows para o verão, o comércio local tomou a iniciativa e irá promover atrações neste mês de fevereiro. Vale lembrar que a administração passada não deixou nenhuma programação pronta para o verão. Com isso, a atual gestão teria que fazer todo o processo legal para a contratação de artistas e estrutura, o que levaria tempo e inviabilizaria a ação. Mais uma vez a comunidade mostrando a sua força.

Esperamos que a partir de agora toda a resiliência adquirida pela comunidade de Quintão comece a realmente dar frutos.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.