Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Estou preparado para continuar lutando pelo crescimento e desenvolvimento de Capivari”

Henrique Pajares

Publicado

em

Sou Leandro Monteiro, natural de Mostardas, tenho 56 anos, formado em Planejamento e Desenvolvimento em Gestão Rural pela UFRGS. Moro há mais de 43 anos em Capivari do Sul, sou casado com a professora Jaqueline e pai de dois filhos, Patrique e Kaique. Desde a adolescência, sempre me envolvi em causas sociais e culturais, por acreditar na importância de ajudar o próximo. Participei do “Grupo de Jovens de Capivari”, onde eram realizados eventos, com o intuito de ajudar a comunidade em geral, como comprar remédios, pagar exames e tantas outras necessidades que as pessoas do nosso pequeno distrito necessitava naquela época. Ajudei a dar continuidade no crescimento e desenvolvimento social do Centro Comunitário de Capivari. Com união de muitos parceiros, em busca de preservar nossas raízes culturais, fui o Patrão fundador do CTG Tropeiros da Cultura e desde 1993 participei na organização de várias Expofeiras, visando o desenvolvimento econômico do município e região.

Na vida pública, tenho mais de 24 anos de experiência em gestão. Já fui assessor, secretário em diversas pastas e nestes últimos oito anos atuei como vice-prefeito ao lado de Marco Cardoso, onde estive comprometido com o desenvolvimento e crescimento de Capivari do Sul, sempre ouvindo os anseios da comunidade.

Hoje posso dizer que ao longo dos anos me comprometi e honrei minha palavra, sendo um vice-prefeito atuante. Volto a me comprometer, juntamente com a minha vice, para dar continuidade na realização de projetos de fortalecimento da economia, trabalho e renda. O Leandro Monteiro é perseverante, transparente, ético, humilde e trabalhador.

Você já tem uma experiência de mais de 20 anos na administração pública e atua como vice-prefeito há oito anos, e agora, pela primeira vez, concorre a chefe do Executivo. Como você encara esse desafio? Se sente preparado para isso?

Sim, me sinto preparado para assumir essa responsabilidade de continuar lutando pelo crescimento e desenvolvimento do nosso município e das pessoas, que assim como eu e minha família, escolheram este lugar para morar, acreditando que sempre podemos crescer em todas as áreas, mas tendo um olhar humano e coerente aos anseios e necessidades prioritárias, relacionados a saúde, educação e causas sociais.

Nesses oito anos como vice-prefeito, estive à frente de importantes projetos que trouxeram grande desenvolvimento ao nosso município. Busquei, ao lado dos vereadores, recursos estaduais e federais, trazendo mais de R$ 5 milhões de investimentos ao município, sendo os principais a iluminação de LED, pavimentação no Polo Industrial, máquinas e equipamentos. Também fui um grande articulador da OCIPS, que possibilitou ao município proporcionar mais recursos médicos a comunidade. E por fim, neste último ano, estive à frente da Secretaria de Obras, atuando em conjunto com toda a equipe, buscando sempre o melhor para Capivari.

O que pode ser feito para melhorar ou aumentar as especialidades médicas no município?

Atualmente, nosso município apresenta uma saúde de qualidade, administrada através da OCIPS contratada pela prefeitura, onde foi possível contar com mais médicos plantonistas e especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Pretendemos avançar na contratação de mais profissionais na área da saúde e paralelamente implantar práticas de terapias alternativas, pois essas podem ajudar na prevenção de doenças por terem um entendimento mais amplo do processo saúde-doença.

A falta de emprego é uma das principais críticas da população de Capivari. Existe um projeto para melhorar essa área?

A geração de emprego e renda sempre esteve nos planos de governo de nossas Administrações e, em 2003, foi adquirida a área do Polo Industrial. Porém, o processo é longo, mas sempre tivemos persistência e em 2014 conseguimos um recurso a fundo perdido do BNDES no valor de R$ 800 mil, com o qual foi possível fazer a terraplanagem e pavimentação de acesso ao Polo. Hoje, a área conta com luz, água da Corsan e uma empresa instalada. Todos os 10 lotes contemplados com acesso asfáltico estão vendidos e a próxima empresa a se instalar será uma termelétrica com geração de energia, com matéria prima da casca de arroz.

Nossas metas estão sempre direcionadas para tornar o município cada vez mais atrativo, oferecendo condições para que indústrias e empresas queiram se instalar aqui e desta forma, gerar mais emprego e renda para nossa comunidade.

Quais as principais propostas de governo?

Nossas principais propostas são continuar a legalização fundiária na sede e distritos; ampliar a manutenção das estradas vicinais; continuar com as pavimentações das ruas; ampliar a iluminação pública das ruas; viabilizar e ampliar o atendimento de especialistas no posto de saúde; oportunizar turno inverso nas escolas municipais; continuar com melhorias na Educação, infraestrutura e qualificação dos professores; continuar e ampliar o apoio a prática esportiva, com a inclusão de outras modalidades; continuar a fomentar agricultura familiar; continuar a buscar instalação de novas unidades industriais no Polo Industrial; viabilizar aumento de recurso para o CONSEPRO; continuar com infraestrutura no Parque de Eventos e Rancho do Capivari; buscar novos projetos de turismo e cultura para o município; buscar incentivo a implantação de cursos técnico-profissionais focadas na vocação do município; instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade e estradas vicinais, buscar aumento do efetivo policial aos órgãos competentes, entre tantas outras.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles?

Os servidores públicos municipais são os responsáveis pelo funcionamento da máquina pública, tenho grande consideração e uma boa relação com todos, as administrações passam e eles permanecem dando continuidade ao atendimento necessário para todos os setores da prefeitura. É importante ter um respeito mútuo e valorização, com a oferta de capacitação profissional, para a continuidade do aperfeiçoamento e atendimento aos munícipes.

Consideração final

Quando a política é bem feita, produz resultados satisfatórios na vida de todos e é esta política que quero praticar ao adentrar na prefeitura de Capivari do Sul. Contudo, preciso do apoio, da confiança e parceria constante de nossos vereadores, e de todos os munícipes. Sei que os desafios serão inúmeros e que o trabalho constante com muita perseverança fará com que o município se mantenha em pleno desenvolvimento. Agradeço a todos pelo auxílio nesta campanha, primeiramente ao meu partido (PDT), agradecimento em especial ao prefeito Marco Cardoso pela confiança e parceria de longa data, nossos servidores municipais pela dedicação e trabalho que tem pelo nosso município.

Nessa eleição, vote no caminho seguro para avançar, e vote em nossos candidatos a vereadores, todos estão preparados para ser o teu representante na Câmara.

Vote Leandro pra Prefeito e vice professora Sandrinha. VOTE 12!

JOGO RÁPIDO, resposta em uma frase ou palavra:

Uma qualidade: humildade
Um defeito: não acreditar que existam pessoas que possam querer prejudicar as outras por ambição
Um sonho: ver os filhos realizados pessoalmente e profissionalmente
Um conselho: fazer o bem, sem olhar a quem
Um hobby: curtir um dia de sol, à beira mar, com família e amigos
Um livro: Não nascemos prontos! Mario Sérgio Cortella
Uma citação: “ Amor…Pois de amor andamos todos precisados. Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para frente…”. Carlos Drummond de Andrade
Uma saudade: atualmente, reunir os amigos para tomar um bom chimarrão
Uma bebida: vinho
Uma comida: churrasco
Maior desafio: proporcionar aos capivarienses uma qualidade de vida ainda melhor
Família: meu porto seguro
Teu principal diferencial: simplicidade

Eleições 2020

Confira como foi a votação dos vereadores de Capivari do Sul na Sede e nos Distritos

Henrique Pajares

Publicado

em

Passados 15 dias das eleições municipais, o Jornal Integração fez um levantamento da votação dos vereadores em cada localidade de Capivari do Sul: Sede, Santa Rosa e Rancho Velho. Na Sede, os vereador mais votado no geral, Manoel Dias, o Barriga, que somou 227 votos, venceu em quatro das oito urnas – seções 05, 14, 22 e 37. O atual presidente da Câmara, agora eleito vereador pela terceira vez, ficou para trás na seção 34, com Jésu Silva sendo o mais votado, e nas seções 46 e 39, na Escola Municipal Capivari, onde Renato Leal foi superior aos demais, e na seção 47, também vencida pelo candidato do Cidadania.

Ainda na Sede, os vereadores mais votados, que atingiram três casas numéricas, foram Barriga, Jésu Silva, Fabiano Tequinho, Elis Bueno, Renato Leal, Fabiana Costa, Josué Dutra, Cristina Bueno, Paulinho Construtor e Prof. Tati. Já nos Distritos de Santa Rosa e Rancho Velho, os candidatos locais levaram a melhor nas urnas. Na Santa Rosa, o postulante ao Legislativo mais votado foi Serafim de Lima, com 70 votos, seguido de Claudia Oliveira, com 66, e Bete Malta, com 45, todos moradores do Distrito. No Rancho Velho, a candidata e Professora Neli levou 39 cliques na urna, seguida de Joel Vargas, com 18, e Josiane de Lima, com 15.

Veja abaixo a relação completa.

Sede
Barriga (PDT) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 189
Jésu Silva (PP) – 186
Fabiano Tequinho (PDT) – 176
Elis Bueno (PSDB) – 161
Fabiana Costa (PDT) – 135
Josué Dutra (PSDB) – 112
Cristina Bueno (PDT) – 105
Paulinho Construtor (PDT) – 105
Prof. Tati (Cidadania) – 104
Geovane Silveira (PDT) – 97
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 84
Roberto Camargo (PDT) – 81
Joel Vargas (PP) – 67
Maninho do Balaio (Cidadania) – 58
Artigas do Banco (PDT) – 60
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 49
Magrão do Guincho (Cidadania) – 26
Roberto Costa (PP) – 25
Denir do Formoso (Cidadania) – 23
Arlindo Teixeira (PSDB) – 22
Serafim de Lima (PDT) -20
Claudia Oliveira (PSDB) – 18
Rose Costa (PSDB) – 17
Prof. Neli (PDT) – 16
Josi Racho Velho (Cidadania) – 12
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Bete Malta (PSDB) – 02

Santa Rosa
Serafim de Lima (PDT) – 70
Claudia Oliveira (PSDB) – 66
Bete Malta (PSDB) – 45
Cristina Bueno (PDT) – 24
Jésu Silva (PP) – 21
Roberto Camargo (PDT) – 20
Lisete Mutti (PP) – 18
Joel Vargas (PP) – 16
Geovane Silveira (PDT) – 15
Prof. Tati (Cidadania) – 13
Fabiana Costa (PDT) – 12
Elis Bueno (PSDB) – 11
Barriga (PDT) – 09
Arlindo Teixeira (PSDB) – 08
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 08
Josué Dutra (PSDB) – 07
Fabiano Tequinho (PDT) – 07
Renato Leal (Cidadania) – 07
Maninho do Balaio (Cidadania) – 05
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 04
Roberto Costa (PP) – 02
Artigas do Banco (PDT) – 01
Denir do Formoso (Cidadania) – 01
Magrão do Guincho (Cidadania) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Prof. Neli (PDT) – 01

Rancho Velho
Prof. Neli (PDT) – 39
Joel Vargas (PP) – 18
Josi Rancho Velho (Cidadania) – 15
Jésu Silva (PP) – 08
Elis Bueno (PSDB) – 07
Geovane Silveira (PDT) – 06
Roberto Camargo (PDT) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Fabiano Tequinho (PDT) – 04
Barriga (PDT) – 03
Renato Leal (Cidadania) – 03
Magrão do Guincho (Cidadania) – 03
Fabiana Costa (PDT) – 02
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 02
Serafim de Lima (PDT) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Artigas do Banco (PDT) – 01
Maninho do Balaio (Cidadania) – 01
Bete Malta (PSDB) – 01
Josué Dutra (PSDB) – 01

Continue lendo

Eleições 2020

Mais de 50% da Câmara de Capivari do Sul é renovada

Henrique Pajares

Publicado

em

Em Capivari do Sul, a próxima legislatura da Câmara Municipal terá novos nomes na bancada. Dos nove vereadores, cinco (55,55%) irão ocupar o cargo pela primeira vez: Jésu Silva (PP), Fabiano Tequinho (PDT), Cristina Bueno (PDT), Geovane Silveira (PDT) e Tati Kestering (Cidadania).

Entre os vereadores que conseguiram se manter no Legislativo, está o mais votado, Barriga (PDT), Renato Leal (Cidadania), o terceiro mais votado, Fabiana Costa (PDT) e Elis Bueno (PSDB). Sandra Cardoso (PDT), atual vereadora, concorreu a vice-prefeita ao lado de Leandro Monteiro, onde obteve êxito. Os atuais edis que não irão para a próxima gestão são Josué Dutra (PSDB), Roberto Camargo (PDT) e Paulinho Construtor (PDT).

Confira abaixo o resultado completo.

Eleitos
Barriga (PDT) – 227
Jésu Silva (PP) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 199
Fabiano Tequinho (PDT) – 183
Elis Bueno (PSDB) – 179
Fabiana Costa (PDT) – 149
Cristina Bueno (PDT) – 129
Geovane Silveira (PDT) – 118
Prof. Tati (Cidadania) – 117

Suplentes
Josué Dutra (PSDB) – 120
Roberto Camargo (PDT) – 107
Paulinho Construtor (PDT) – 107
Joel Vargas (PP) – 101
Serafim de Lima (PDT) – 91
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 90
Claudia Oliveira (PSDB) – 84
Maninho do Balaio (Cidadania) – 64
Artigas do Banco (PDT) – 62
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 57
Prof. Neli (PDT) – 56
Bete Malta (PSDB) – 48
Magrão do Guincho (Cidadania) – 30
Arlindo Teixeira (PSDB) – 30
Roberto Costa (PP) – 27
Lisete Mutti (PP) – 26
Deni do Formoso (Cidadania) – 24
Rose Costa (PSDB) – 17
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06

Continue lendo

Eleições 2020

Apenas dois vereadores conseguem a reeleição em Palmares do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

O Legislativo de Palmares do Sul terá uma nova bancada de vereadores na próxima legislatura. Isso por que apenas dois dos atuais vereadores conseguiram a reeleição: o presidente Polon Oliveira (PDT) e Vania Moraes (MDB). Os outros seis colegas na Câmara Municipal (Roberta Lang não concorreu a reeleição) não conseguiram obter êxito nas urnas.

Apesar de haver uma grande mudança nas cadeiras do Legislativo, alguns nomes eleitos são bem conhecidos e já ocuparam em outras oportunidades um espaço na Câmara, como é caso de Nenê Gil, o mais votado desta eleição, Manuel Antunes Neto, o Maneca, e Jair Noca. Os novatos da vez são Filipe Lang, Cleusa Terra, Murilo Pereira e Elizeu Monteiro.

Entre os atuais edis que não conseguiram se manter na Câmara estão Eduardo Alves, Juliana Ortiz, Adrião Velho, Adelar Araújo e Ademar Terra. Ademar, que foi o mais votado da última eleição com 469 votos, computou apenas 81. Outro nome que teve desempenho muito abaixo comparado a eleição de 2016 foi Eduardo Alves. Quatro anos atrás o vereador do Cidadania havia feito 344 votos, e nesta somou apenas 27.

Confira abaixo a lista da votação para o cargo de vereador.

Eleitos
Nenê Gil (PDT) – 441
Filipe Lang (PT) – 404
Vania Moraes (MDB) – 311
Cleusa Terra (MDB) – 286
Maneca (Cidadania) – 267
Elizeu Monteiro (PDT) – 250
Murilo Pereira (PP) – 220
Polon Oliveira (PDT) – 209
Jair Noca (MDB) – 188

Suplentes
Coruja (PDT) – 203
Roberto Barbeira (PDT) – 202
Marcão Ventura (MDB) – 169
Adrião Velho (PDT) – 168
Pique (MDB) – 163
Edilson Zanini (MDB) – 161
Debora da Agropecuaria (MDB) – 161
Graciane Greice (PT) – 160
Juliana Ortiz (PDT) – 148
Prof. Carmem Marco (PP) – 134
Marcio Silva (PP) – 122
Val Machado (PDT) – 109
Jose Adriel Pipoca (PT) – 109
Nestor Dartora (Cidadania) – 99
Ademar Terra (PDT) – 81
Willian Gabiru (MDB) – 75
ITA (PDT) – 68
Marleninha (MDB) – 60
Rodrigo Fagundes (PDT) – 56
Davizinho (PP) – 55
Deise da Ótica (PT) – 50
Adriana Mesquita (PDT) – 57
Andradina Braga (PDT) – 46
Adelar Araújo Xiru (PT) – 46
Xandinha (MDB) – 45
Ivanir Marques (PP) – 44
Eroni (PDT) – 41
Marcelo da Silveira (PT) – 41
Angele Vieira (Cidadania) – 41
Alexandre Baumart (Cidadania) – 41
Decio Junior (PT) – 37
Benataur (Cidadania) – 31
Marcelo Alemão dos Produtos (PT) – 28
Edson (PT) – 27
Eduardo Ratinho (Cidadania) – 27
Lenara Silva (Cidadania) – 25
Jair Oliveira (PP) – 25
Paulinho Machado (MDB) – 21
Aline Andrade (PP) – 21
Dorli (PT) – 20
Jorge Moreira (PP) – 16
Aline Brum (PT) – 16
Gilda (PT) – 12
João Pedro (Cidadania) – 10
Juliana Camargo (Cidadania) – 10

Não eleitos
Cusco Pereira (PTB) – 158
Professor Rogerio (PTB) – 145
Nestor Krupp (PTB) – 103
Sargento Fraga (PSL) – 76
Laura Gil (PTB) – 69
Douglas Goulart (Patriota) – 66
Jady (Patriota) – 46
Joice Corleta (Patriota) – 46
Karenine Veterinária (Patriota) – 43
Cleiton Motta (Patriota) – 41
Paim (PTB) – 37
Bruno Pachá (PSL) – 25
Evanir do Brechó (PSL) – 21
Elder Vasques (Patriota) – 15
Alex Massoni (PSL) – 15
Sandra Sobroza (PSL) – 11
Cely (PTB) – 7
Angico (PSL) – 1

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.