Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Buscaremos acabar com esta política do toma lá da cá, primando pelo certo, justo e sensato”

Henrique Pajares

Publicado

em

ENTREVISTA CANDIDATO A PREFEITO DE PALMARES DO SUL PAULO PACHÁ – PSL

Quem é o Paulo Pachá?

Criado no Município de Palmares do Sul, Técnico em Edificações, neto de Antônio Gomes Teixeira e Erotildes Mesquita Teixeira filho de José Neres Ferreira (Pachá) e Beatriz Teixeira Ferreira. Por isso sou conhecido como Paulo Pachá. Atuo há muitos anos do ramo de construção civil e na área social através do sopão comunitário, projeto social que neste ano completa 21 anos.

Há muitos anos você se dedica as causas humanitárias em Palmares realizando diversas ações, principalmente nos distritos. O que lhe motivou a colocar seu nome a disposição da comunidade para liderar o Executivo e entrar de vez na área política?

Eu estava em casa me sentindo incomodado, assistindo as notícias sobre a greve dos caminhoneiros e dos petroleiros. Decidi fazer alguma coisa. Coloquei duas bandeiras do Brasil em meu carrinho de coleta de alimentos e iniciei uma caminhada de 160 km do Quintão ate a REFAP em Canoas. Eu tinha de manifestar minha opinião e tentar ajudar o meu país de alguma forma. Dali pra frente, senti uma necessidade de contribuir também politicamente.

Quais pontos você acredita que Palmares do Sul deve melhorar?

O bem estar social é o foco principal do plano de governo do PSL, visto que este engloba e atinge 90% dos problemas da nossa comunidade, como por exemplo, a ausência de área de lazer, infraestrutura precária, falta de cobertura médica e odontológica, entre outros.

Saúde, educação e segurança serão os carros chefes nas propostas de governo?

Sim, como todos os candidatos no pleito do dia 15, nós do PSL também assim o faremos, mas com um diferencial, que é a facilitação aos serviços públicos. Desta forma buscaremos atingir a comunidade como um todo, frisando analisar, cuidar e buscar soluções a todos os problemas atípicos.
Nossa proposta para a saúde, entre outras, é buscar junto ao Hospital São José de Palmares do Sul, a possibilidade de disponibilizarmos especialidades médicas diversas além de dentistas para acabarmos com as viagens para outros municípios, melhorando o conforto e bem estar da população de um modo geral.

Com este pensamento no povo, adotaremos na educação a escola em dois turnos, onde em um será oferecido as disciplinas obrigatórias e em outro será ofertado atividades extracurriculares, como dança, musica, teatro, atividades esportivas, sempre respeitando as preferências e habilidades pessoais, com acompanhamento psicopedagógico. Crianças mais tempo na escola e longe das ruas.

Além disso, buscaremos parcerias junto aos pequenos produtores locais para envolvê-los no processo da merenda escolar. Assim tornaremos os valores mais acessíveis ao Município e conseguiremos melhorar a qualidade da merenda. Pequenos produtores locais mais felizes, escola mais feliz, crianças mais felizes.

Para segurança de todos, manteremos dialogo constante com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para garantir que o município, principalmente os distritos, contem com a presença da Brigada Militar em período integral e não apenas no verão.

Sabemos que não é fácil, mas temos a certeza que toda batalha que busca o bem estar da população vale a pena ser travada.

Hoje enfrentamos problemas graves que muitas vezes poderiam ser sanados com enfoque na manutenção e valorização da sede e dos distritos, mas também do patrimônio humano e material. Sendo através de cursos de capacitação para servidores, para prestarem um serviço de mais qualidade, ou um cuidado especial com os bens públicos e as ruas, sempre o objetivo final destas ações deve ser o desenvolvimento do município e dos seus habitantes. Sem isso nada adianta. Pessoas têm que ser valorizadas e estimuladas ao desenvolvimento e ao crescimento, e tudo que estiver ao alcance dos representantes eleitos pelo povo deve ser realizado.

Quintão é uma cidade dentro de Palmares do Sul. O que pode ser feito de diferente naquela comunidade? Existe um plano de governo para os distritos?

Gostamos desta pergunta. Realmente o Distrito de Quintão se avolumou em problemas tal qual uma cidade e o poder público não se deu conta disto.

Com base no descrito na LO do município, especificamente no art. 151 § único item b, o Município em ação conjunta com o Estado, promoverá um programa de constante manutenção no Distrito de Quintão, como forma de propiciar o fluxo dos veranistas durante a baixa temporada. Estimulando o turismo, incentivando o microempresário e gerando mais empregos, promoveremos uma melhoria significativa no bem estar social e econômico do nosso Quintão. Este é um ponto importante em nosso plano de governo para todos os distritos de Palmares do Sul, o desenvolvimento social, econômico e humano.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles?

Há de forma clara um distanciamento entre o poder executivo e o servidor. Para corrigir isto buscaremos técnicas modernas com profissionais especializados que nos auxiliarão nesta empreita.
Diminuindo o número de CCs e através de cursos de capacitação e aprimoramento, a nossa relação será baseada na valorização do servidor público, para que se sintam parte importante nesta nova concepção de Gestão Pública.

Consideração final

O Brasil calcou-se em alicerces não sólidos e até perigosos como a politização dos cargos importantes nos serviços públicos e o pagamento pelo indevido, daí surgindo a chamada “propina”.
E esta concepção levou a Federação, Estados e Municípios a bancarrota, ocasionando o desperdício de dinheiro público em serviços não ou mal realizados. Nós do PSL buscaremos acabar com esta política do “toma lá da cá”, primando pelo certo, justo e sensato, sempre pensando no bem estar da comunidade palmarense.

JOGO RÁPIDO, resposta em uma frase ou palavra:

Uma qualidade: Determinação
Um defeito: Sou careca
Um sonho: Fazer a criança feliz
Um conselho: Fora da caridade, não há salvação
Um hobby: Barcos
Um livro: Nosso Lar
Uma citação: Se você educar as crianças, não será necessário punir os homens
Uma saudade: Meu pai
Uma bebida: Suco de uva
Uma comida: Churrasco
Maior desafio: Chegar até onde estou no momento
Família: Meus filhos
Teu principal diferencial: Meu diferencial é o contato direto com o povo, além da minha fé em Deus e no trabalho que irei realizar juntamente ao Professor Nero, que tem um grande conhecimento administrativo.

Eleições 2020

Confira como foi a votação dos vereadores de Capivari do Sul na Sede e nos Distritos

Henrique Pajares

Publicado

em

Passados 15 dias das eleições municipais, o Jornal Integração fez um levantamento da votação dos vereadores em cada localidade de Capivari do Sul: Sede, Santa Rosa e Rancho Velho. Na Sede, os vereador mais votado no geral, Manoel Dias, o Barriga, que somou 227 votos, venceu em quatro das oito urnas – seções 05, 14, 22 e 37. O atual presidente da Câmara, agora eleito vereador pela terceira vez, ficou para trás na seção 34, com Jésu Silva sendo o mais votado, e nas seções 46 e 39, na Escola Municipal Capivari, onde Renato Leal foi superior aos demais, e na seção 47, também vencida pelo candidato do Cidadania.

Ainda na Sede, os vereadores mais votados, que atingiram três casas numéricas, foram Barriga, Jésu Silva, Fabiano Tequinho, Elis Bueno, Renato Leal, Fabiana Costa, Josué Dutra, Cristina Bueno, Paulinho Construtor e Prof. Tati. Já nos Distritos de Santa Rosa e Rancho Velho, os candidatos locais levaram a melhor nas urnas. Na Santa Rosa, o postulante ao Legislativo mais votado foi Serafim de Lima, com 70 votos, seguido de Claudia Oliveira, com 66, e Bete Malta, com 45, todos moradores do Distrito. No Rancho Velho, a candidata e Professora Neli levou 39 cliques na urna, seguida de Joel Vargas, com 18, e Josiane de Lima, com 15.

Veja abaixo a relação completa.

Sede
Barriga (PDT) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 189
Jésu Silva (PP) – 186
Fabiano Tequinho (PDT) – 176
Elis Bueno (PSDB) – 161
Fabiana Costa (PDT) – 135
Josué Dutra (PSDB) – 112
Cristina Bueno (PDT) – 105
Paulinho Construtor (PDT) – 105
Prof. Tati (Cidadania) – 104
Geovane Silveira (PDT) – 97
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 84
Roberto Camargo (PDT) – 81
Joel Vargas (PP) – 67
Maninho do Balaio (Cidadania) – 58
Artigas do Banco (PDT) – 60
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 49
Magrão do Guincho (Cidadania) – 26
Roberto Costa (PP) – 25
Denir do Formoso (Cidadania) – 23
Arlindo Teixeira (PSDB) – 22
Serafim de Lima (PDT) -20
Claudia Oliveira (PSDB) – 18
Rose Costa (PSDB) – 17
Prof. Neli (PDT) – 16
Josi Racho Velho (Cidadania) – 12
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Bete Malta (PSDB) – 02

Santa Rosa
Serafim de Lima (PDT) – 70
Claudia Oliveira (PSDB) – 66
Bete Malta (PSDB) – 45
Cristina Bueno (PDT) – 24
Jésu Silva (PP) – 21
Roberto Camargo (PDT) – 20
Lisete Mutti (PP) – 18
Joel Vargas (PP) – 16
Geovane Silveira (PDT) – 15
Prof. Tati (Cidadania) – 13
Fabiana Costa (PDT) – 12
Elis Bueno (PSDB) – 11
Barriga (PDT) – 09
Arlindo Teixeira (PSDB) – 08
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 08
Josué Dutra (PSDB) – 07
Fabiano Tequinho (PDT) – 07
Renato Leal (Cidadania) – 07
Maninho do Balaio (Cidadania) – 05
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 04
Roberto Costa (PP) – 02
Artigas do Banco (PDT) – 01
Denir do Formoso (Cidadania) – 01
Magrão do Guincho (Cidadania) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Prof. Neli (PDT) – 01

Rancho Velho
Prof. Neli (PDT) – 39
Joel Vargas (PP) – 18
Josi Rancho Velho (Cidadania) – 15
Jésu Silva (PP) – 08
Elis Bueno (PSDB) – 07
Geovane Silveira (PDT) – 06
Roberto Camargo (PDT) – 06
Lisete Mutti (PP) – 04
Fabiano Tequinho (PDT) – 04
Barriga (PDT) – 03
Renato Leal (Cidadania) – 03
Magrão do Guincho (Cidadania) – 03
Fabiana Costa (PDT) – 02
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 02
Serafim de Lima (PDT) – 01
Paulinho Construtor (PDT) – 01
Artigas do Banco (PDT) – 01
Maninho do Balaio (Cidadania) – 01
Bete Malta (PSDB) – 01
Josué Dutra (PSDB) – 01

Continue lendo

Eleições 2020

Mais de 50% da Câmara de Capivari do Sul é renovada

Henrique Pajares

Publicado

em

Em Capivari do Sul, a próxima legislatura da Câmara Municipal terá novos nomes na bancada. Dos nove vereadores, cinco (55,55%) irão ocupar o cargo pela primeira vez: Jésu Silva (PP), Fabiano Tequinho (PDT), Cristina Bueno (PDT), Geovane Silveira (PDT) e Tati Kestering (Cidadania).

Entre os vereadores que conseguiram se manter no Legislativo, está o mais votado, Barriga (PDT), Renato Leal (Cidadania), o terceiro mais votado, Fabiana Costa (PDT) e Elis Bueno (PSDB). Sandra Cardoso (PDT), atual vereadora, concorreu a vice-prefeita ao lado de Leandro Monteiro, onde obteve êxito. Os atuais edis que não irão para a próxima gestão são Josué Dutra (PSDB), Roberto Camargo (PDT) e Paulinho Construtor (PDT).

Confira abaixo o resultado completo.

Eleitos
Barriga (PDT) – 227
Jésu Silva (PP) – 215
Renato Leal (Cidadania) – 199
Fabiano Tequinho (PDT) – 183
Elis Bueno (PSDB) – 179
Fabiana Costa (PDT) – 149
Cristina Bueno (PDT) – 129
Geovane Silveira (PDT) – 118
Prof. Tati (Cidadania) – 117

Suplentes
Josué Dutra (PSDB) – 120
Roberto Camargo (PDT) – 107
Paulinho Construtor (PDT) – 107
Joel Vargas (PP) – 101
Serafim de Lima (PDT) – 91
Gilnei da Aviação (Cidadania) – 90
Claudia Oliveira (PSDB) – 84
Maninho do Balaio (Cidadania) – 64
Artigas do Banco (PDT) – 62
Ronaldo Bitencourt (Cidadania) – 57
Prof. Neli (PDT) – 56
Bete Malta (PSDB) – 48
Magrão do Guincho (Cidadania) – 30
Arlindo Teixeira (PSDB) – 30
Roberto Costa (PP) – 27
Lisete Mutti (PP) – 26
Deni do Formoso (Cidadania) – 24
Rose Costa (PSDB) – 17
Nega Jaque (Cidadania) – 10
Noeci Vicente (PP) – 06

Continue lendo

Eleições 2020

Apenas dois vereadores conseguem a reeleição em Palmares do Sul

Henrique Pajares

Publicado

em

O Legislativo de Palmares do Sul terá uma nova bancada de vereadores na próxima legislatura. Isso por que apenas dois dos atuais vereadores conseguiram a reeleição: o presidente Polon Oliveira (PDT) e Vania Moraes (MDB). Os outros seis colegas na Câmara Municipal (Roberta Lang não concorreu a reeleição) não conseguiram obter êxito nas urnas.

Apesar de haver uma grande mudança nas cadeiras do Legislativo, alguns nomes eleitos são bem conhecidos e já ocuparam em outras oportunidades um espaço na Câmara, como é caso de Nenê Gil, o mais votado desta eleição, Manuel Antunes Neto, o Maneca, e Jair Noca. Os novatos da vez são Filipe Lang, Cleusa Terra, Murilo Pereira e Elizeu Monteiro.

Entre os atuais edis que não conseguiram se manter na Câmara estão Eduardo Alves, Juliana Ortiz, Adrião Velho, Adelar Araújo e Ademar Terra. Ademar, que foi o mais votado da última eleição com 469 votos, computou apenas 81. Outro nome que teve desempenho muito abaixo comparado a eleição de 2016 foi Eduardo Alves. Quatro anos atrás o vereador do Cidadania havia feito 344 votos, e nesta somou apenas 27.

Confira abaixo a lista da votação para o cargo de vereador.

Eleitos
Nenê Gil (PDT) – 441
Filipe Lang (PT) – 404
Vania Moraes (MDB) – 311
Cleusa Terra (MDB) – 286
Maneca (Cidadania) – 267
Elizeu Monteiro (PDT) – 250
Murilo Pereira (PP) – 220
Polon Oliveira (PDT) – 209
Jair Noca (MDB) – 188

Suplentes
Coruja (PDT) – 203
Roberto Barbeira (PDT) – 202
Marcão Ventura (MDB) – 169
Adrião Velho (PDT) – 168
Pique (MDB) – 163
Edilson Zanini (MDB) – 161
Debora da Agropecuaria (MDB) – 161
Graciane Greice (PT) – 160
Juliana Ortiz (PDT) – 148
Prof. Carmem Marco (PP) – 134
Marcio Silva (PP) – 122
Val Machado (PDT) – 109
Jose Adriel Pipoca (PT) – 109
Nestor Dartora (Cidadania) – 99
Ademar Terra (PDT) – 81
Willian Gabiru (MDB) – 75
ITA (PDT) – 68
Marleninha (MDB) – 60
Rodrigo Fagundes (PDT) – 56
Davizinho (PP) – 55
Deise da Ótica (PT) – 50
Adriana Mesquita (PDT) – 57
Andradina Braga (PDT) – 46
Adelar Araújo Xiru (PT) – 46
Xandinha (MDB) – 45
Ivanir Marques (PP) – 44
Eroni (PDT) – 41
Marcelo da Silveira (PT) – 41
Angele Vieira (Cidadania) – 41
Alexandre Baumart (Cidadania) – 41
Decio Junior (PT) – 37
Benataur (Cidadania) – 31
Marcelo Alemão dos Produtos (PT) – 28
Edson (PT) – 27
Eduardo Ratinho (Cidadania) – 27
Lenara Silva (Cidadania) – 25
Jair Oliveira (PP) – 25
Paulinho Machado (MDB) – 21
Aline Andrade (PP) – 21
Dorli (PT) – 20
Jorge Moreira (PP) – 16
Aline Brum (PT) – 16
Gilda (PT) – 12
João Pedro (Cidadania) – 10
Juliana Camargo (Cidadania) – 10

Não eleitos
Cusco Pereira (PTB) – 158
Professor Rogerio (PTB) – 145
Nestor Krupp (PTB) – 103
Sargento Fraga (PSL) – 76
Laura Gil (PTB) – 69
Douglas Goulart (Patriota) – 66
Jady (Patriota) – 46
Joice Corleta (Patriota) – 46
Karenine Veterinária (Patriota) – 43
Cleiton Motta (Patriota) – 41
Paim (PTB) – 37
Bruno Pachá (PSL) – 25
Evanir do Brechó (PSL) – 21
Elder Vasques (Patriota) – 15
Alex Massoni (PSL) – 15
Sandra Sobroza (PSL) – 11
Cely (PTB) – 7
Angico (PSL) – 1

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.