Talvez você não saiba, mas localizada bem no Centro de Capivari do Sul está um dos tesouros da educação e da cultura de município: a Biblioteca Pública Municipal Fonte do Saber. Com um acervo de cerca de 3.500 mil livros, o espaço é um convite aberto à imaginação, ao conhecimento e à formação de leitores de todas as idades.
O ambiente é acolhedor, silencioso e democrático. Basta apresentar um documento com foto e um comprovante de residência para fazer um cadastro e começar a emprestar livros, com prazo de 14 dias para devolução. É simples, rápido e acessível para qualquer morador da cidade.
Além disso, é um espaço gratuito, aberto a toda a comunidade capivarense, dedicado à promoção do conhecimento, incentivo à leitura, apoio escolar e acadêmico, inclusão digital, além de fomentar a cultura, a cidadania e a preservação da história local.
Em abril de 2024, a bibliotecária Veridiane Gritzenco Caetano, registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia do RS sob o número CRB10/2842 e aprovada no concurso público nº 01/2023, assumiu a gestão da biblioteca.
A instituição está passando por um processo de reorganização e aprimoramento do acervo, do espaço físico e dos serviços oferecidos à população. O softwareKoha, de gestão de biblioteca, está sendo implementado, possibilitando a catalogação e indexação do acervo em uma base de dados, o que permitirá, futuramente, a consulta pública dos itens disponíveis pela internet.
Desde o ano passado, a biblioteca integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, participando de projetos em parceria com editoras do estado e com empresas de todo o Brasil. Em 2024, recebeu aproximadamente 300 livros novos por meio de uma campanha da TAG Livros em parceria com os Correios. Em 2025, recebeu doações das editoras L&PM, Libretos e Artmed. Além de parcerias diretas com a biblioteca e a prefeitura municipal.
Mensalmente, é realizada uma Feira de Troca de Livros com a participação da comunidade. A dinâmica é simples: a pessoa leva um livro em bom estado de conservação e escolhe outro para levar, não são aceitos livros didáticos. Os livros disponíveis para troca são selecionados especialmente para essa atividade e não fazem parte do acervo da biblioteca. Atualmente, a feira conta com mais de 300 títulos disponíveis para troca.
Horário de funcionamento: terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Av. Adrião Monteiro, 2391 – Capivari do Sul – Em frente a prefeitura municipal
Contatos
Instagram @bpmcapivaridosul
Telefone (51) 3685-1181 na opção 8 da secretaria de educação
E-mail:
biblioteca@capivaridosul.rs.gov.br
Serviços oferecidos:
· Empréstimo domiciliar: de livros, CDs, DVDs e revistas, pelo prazo de 14 dias, com possibilidade de renovação;
· Leitura local: a biblioteca oferece espaço com mesa e cadeiras para consulta, estudo e pesquisa;
· Internet sem fio: permite ao usuário acessar a internet de seu próprio aparelho (smartphone, notebook, tablet, etc.);
· Centro de inclusão digital: computadores com programas para fazer trabalhos escolares, currículos e acesso à internet;
· Orientação para a elaboração de currículo;
· Orientação para pesquisa na internet, normas de formatação, e bases de dados.
É importante ressaltar que todos os serviços da biblioteca são oferecidos gratuitamente à população de Capivari.
Para realizar empréstimos de livros, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de endereço. No caso de menores de 14 anos, a inscrição deve ser feita por um responsável maior de idade.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI