O segundo dia de programação da Feira do Livro de Capivari do Sul, que acontece na Expofeira, iniciou com uma palestra do poeta e compositor Gujo Teixeira.
Referência na cultura gaúcha contemporânea, sua obra valoriza o cotidiano do campo e também a tradição do Rio Grande do Sul, interpretada por grandes nomes da música regional.
Durante a sua explanação, Gujo compartilhou com os alunos, professores e comunidade presente a sua visão sobre o processo criativo, reforçando a identidade cultural gaúcha
“A sua presença aqui hoje é um convite a todos nós que apreciamos uma poesia, música e tradição”, disse a Assessora de Cultura Nora Nunes.
O escritor também comentou sobre sua trajetória profissional e como muitos dos seus versos nasceram e transformaram sua vida.
Saiba mais sobre Gujo Teixeira
Paulo Henrique Teixeira de Souza, conhecido pelo nome artístico de Gujo Teixeira é um poeta, compositor, médico veterinário e pecuarista gaúcho.
Técnico Agrícola e Médico Veterinário pela Univerdade Federal de Santa Maria. Reside em Lavras do Sul, onde escreve seus poemas e livros, e trabalha na produção pecuária em sua propriedade rural.
Gujo, dentre muitas outras composições, é autor da letra de “Batendo Água”, “Quando o Verso Vem Pras Casa”, “Pra o Meu Consumo”, “Motivos de Campo”, “Romance de Flor e Luna”, grandes clássicos da música gaúcha gravados nas vozes de muitos intérpretes.
Possui uma carreira de 36 anos em festivais nativistas, tendo participado como compositor e jurado em cerca de 500 eventos, tendo mais de 700 de suas composições gravadas, muitas das quais premiadas. Possui mais de 200 premiações, incluindo primeiros lugares e Melhores Poesias nos principais festivais nativistas. Lançou diversos álbuns e livros de poesia
Em 2013 recebeu o Prêmio Açorianos da música na categoria Regional.
Pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, recebeu em 2014 a medalha da 53ª Legislatura e no ano de 2020 o Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) de melhor compositor.
Atualmente, Gujo possui 17 álbuns musicais lançados em todas as plataformas digitais e em CD’s. 12 livros publicados: “Na Madrugada dos galos”, “Parece a vida”, “O inventário da sombra”, “Sétimas de mundaréu”, “Os olhos do campo”, “Amansador de palavras”, “Olhares da minha terra”, “Escritos de terra”, “Gibi do Gujo”, “Pitangas”, “O perdão apaga o erro?”, “Livro de Alumbramentos”.
Como referência na sua obra literária, o Livro “Sétimas de Mundaréu” conta com versos sobre 365 objetos do universo gaúcho. Já seu Livro “Pitangas”, com versos intimistas e reflexivos, que foram gravados por cerca de 100 pessoas de diversos lugares do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo entre artistas e anônimos com vários sotaques e personalidades, contou com grandes nomes da arte, como Marcos Palmeira, Leticia Spiller, Thiago Lacerda, Evandro Mesquita, Gaúcho da Fronteira, entre outros tantos.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI