Conecte com a gente!

Litoral

Projeto RodaCine estará na praia da Solidão nesta sexta-feira

Ação consiste em exibir filmes de curtas, longas-metragens e pilotos de séries gaúchas em espaços públicos

Publicado

em

Um dos mais tradicionais projetos de cinema itinerante do Brasil, o RodaCine voltou graças à Lei Paulo Gustavo (LPG). Desde a reestreia, em Jaguarão, na quinta-feira (30), o projeto já passou pelas cidades de São Lourenço do Sul (31), Pelotas (1) e Rio Grande (2). O roteiro ainda inclui a praia da Solidão, em Mostardas (7) e Tramandaí (14), todas no sul do Rio Grande do Sul.

Nestes municípios serão exibidos filmes de curtas, longas-metragens e pilotos de séries gaúchos em espaços públicos, procurando atender a diferentes gêneros: comédias, dramas, animações, infantis e documentários, em sessões com mediação de realizadores e agentes culturais locais. Também serão realizadas atividades formativas, com palestras sobre temas vinculados ao ofício do audiovisual, políticas públicas entre outros temas, e oficinas de introdução à linguagem audiovisual abertas ao público. Todas as atividades são gratuitas.

“O retorno do RodaCine por meio do financiamento da LPG é um grande exemplo dos impactos positivos que as políticas públicas do Ministério da Cultura estão garantindo por todos os cantos do Brasil. Um projeto desta magnitude fortalece os arranjos produtivos locais, gera emprego e renda, promove a fruição das obras audiovisuais e aprofunda o propósito de garantir o direto à cultura para a população”, destaca a coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Rio Grande do Sul, Mariana Martínez.

Ao longo de 2025, o RodaCine irá percorrer 20 municípios do interior do RS exibindo exclusivamente obras audiovisuais gaúchas, como uma forma de valorizar e incentivar a indústria do audiovisual local, oferecendo a experiência singular de estar no cinema e poder usufruir de uma obra audiovisual.

“O RodaCine traz em sua essência a itinerância, o movimento e através dessa circulação de obras audiovisuais em diversos formatos, narrativas, vozes e geografias estabelece conexões entre comunidades, cidades do interior, vilarejos e realizadores, artistas, com a missão também de reunir atividades formativas que promovam a formação de público para a valorização do conteúdo produzido pelo cinema gaúcho,” destaca a coordenadora do projeto, Paola Mallmann.

Uma realização da Fundacine, o RodaCine é financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo e da Netflix Brasil. Cidades que tiverem interesse em receber o projeto podem enviar um e-mail para rodacine.fundacine@gmail.com

O projeto

O RodaCine foi uma das iniciativas de maior êxito dentro do cenário audiovisual brasileiro no que diz respeito à difusão e circulação dos produtos cinematográficos, à descentralização da exibição e à democratização do acesso ao cinema nacional. Ao longo de 14 anos executou mais de 1,2 mil sessões de exibição gratuitas em todo o território gaúcho, levando o cinema a mais de 450 mil pessoas que careciam de salas de projeção em suas cidades. Está sendo retomado em 2025, também como um marco dos 25 anos da Fundacine.

Confira a programação das próximas semanas

Mostardas

07 de fevereiro (sexta-feira)
PRAIA DO FAROL DA SOLIDÃO, AO LADO DO BAR CAPOTT (RUA EDGAR PEREIRA VELHO 210)
Episódio de série “Kaijin”, direção de Filipe Barros.
Longa-metragem “Campo Grande é o Céu” direção de Bruna Giuliatti, Sérgio Guidoux, Jhonatan Gomes.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.