Conecte com a gente!

Eleições 2024

Candidatura do vice-prefeito do MDB em Palmares é impugnada pela Justiça Eleitoral

Conforme a decisão, João Luiz, que atuava como subprefeito do distrito de Granja Vargas, não se licenciou do cargo dentro do prazo exigido pela Lei, que seria de quatro meses antes do pleito

Publicado

em

João Luiz e Vania - Foto: Reprodução / Redes Sociais

A Justiça Eleitoral, através da 156ª Zona Eleitoral de Palmares do Sul, aceitou o pedido de impugnação da candidatura de João Luiz Inácio, candidato a vice-prefeito do MDB ao lado de Vania Moraes, feito pelo Ministério Público.

A sentença foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira, dia 06. Conforme a decisão, João Luiz, que atuava como Administrador Distrital (subprefeito) de Granja Vargas, não se licenciou do cargo dentro do prazo exigido pela Lei, que seria de quatro meses antes do pleito. O pedido de exoneração, no entanto, ocorreu três meses antes.

Um dos trechos da decisão cita os Artigos 73 e 78 da Lei Orgânica de Palmares, onde deixa claro que os subprefeitos e secretários municipais são auxiliares diretos do prefeito, ou seja, estão equiparados no mesmo grau de importância e funções. Com isso, o candidato deveria ter se ausentado do cargo dentro do período exigido pela Lei, o que não ocorreu.

Em sua defesa, a coligação afirmou que o cargo de secretário, conforme a Lei Municipal 1.107/2004, compõe o grupo de escalão 1, enquanto o de subprefeito o de número 3. Outra alegação da defesa é que o subprefeito não possui autonomia administrativa, financenira e hierárquica no município, estando subordinado ao Secretário de Obras.

“No entanto, da detida análisa da referida Lei Municipal, constata-se em sentido oposto. As competências da função de Administrador Distrital não estão minimamente subordinadas ao Secretário de Obras. Ao contrário. Verificando-se as atribuições do cargo na própria Lei Municipal, afere-se a óbvia subordinação imediata ao prefeito, equiparando-se ao Secretário Municipal”, diz a sentença.

Com a decisão, o partido poderá recorrer a instâncias superiores.

O Integração tentou contato com a candidata Vania Moraes, que também é presidente do MDB, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI



Copyright © 2021 Jornal Integração.