Cooperativa está presente em 33 municípios no Vale do Paranhana e no Litoral Norte (Foto: Lucas Willers / Divulgação)
Prestes a comemorar 100 anos em outubro, a Sicredi Caminho das Águas celebra a importante marca de 80 mil associados nos 33 municípios da sua área de atuação. Reunindo pessoas com o mesmo propósito, a instituição financeira cooperativa funciona de forma democrática. Isso significa que todos participam das decisões e partilham dos resultados. Além disso, o associado também é como um dono da instituição cooperativa.
Hoje, as cooperativas têm um alto impacto no desenvolvimento dos municípios da sua área de abrangência. Por atuarem localmente, elas oferecem acesso a crédito com taxas mais atraentes. Sua gestão democrática funciona por meio da participação e da cooperação dos associados em assembleias.
Outro ponto que merece ser destacado é a promoção da educação financeira por meio da cultura do cooperativismo, transformando a relação das pessoas com o dinheiro no crescimento pessoal. Mais do que soluções financeiras, uma cooperativa ajuda os associados a alcançarem seus objetivos, investindo nas comunidades e contribuindo para desenvolvimento econômico e social daquela região, liberando o potencial de pessoas e negócios.
O diretor-executivo da Sicredi Caminho das Águas, Sherlei Zucchetti, cita a educação financeira entre os projetos de impacto social para influenciar tanto empresas, como escolas. “A gente acredita que isso é muito importante, pois também ajuda as pessoas a compreenderem e a buscarem modificar hábitos que podem estar sendo prejudiciais para saúde financeira”, afirma o gestor.
Outro importante programa é o Juntos pela Comunidade, por meio do qual um percentual do resultado líquido da cooperativa é revertido para projetos sociais nos municípios. Na primeira edição, foram distribuídos R$ 275 mil para 33 entidades.
Há, ainda, as Cooperativas Escolares, em parceria com as secretarias dos municípios. O projeto apoia a constituição de cooperativas dentro das instituições de ensino. “Essas crianças e adolescentes vivem todo o processo de uma cooperativa, o que contribui para expandir o olhar deles, até mesmo a consciência, para mais colaboração e menos individualismo” ressalta Zucchetti.
O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Celso Trentin, acrescenta: “Estamos trabalhando forte para que as pessoas conheçam o cooperativismo, seus direitos, deveres e possibilidades. Nesse momento, buscamos associados, mas, acima de tudo, queremos levar a eles o conhecimento de tudo o que representa uma cooperativa”.
Para gerar desenvolvimento para a comunidade, para o associado e tornar a cooperativa mais forte, a Sicredi Caminho das Águas possui um portfólio com opções de investimentos, linhas de crédito e meios de pagamentos, sempre procurando atender as necessidades de pessoas físicas ou jurídicas. “O aplicativo do Sicredi também é um ótimo recurso, assim como as agências físicas, onde se valoriza muito o relacionamento com o associado”, salienta Trentin.
Sobre a Sicredi Caminho das Águas
Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 80 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana e no Litoral Norte gaúcho. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá.
Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por mais de 100 cooperativas distribuídas pelo Brasil.
Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios (Foto: Lucas Willers / Divulgação)