Começou na quinta-feira, dia 11, em Palmares do Sul, a terceira edição da Arrozarte. Após 18 anos sem a realização do evento, o município buscou preparar uma festa voltada para o entretenimento da sua comunidade e também da região. Diversas atrações fazem parte da programação, com uma ampla variedade de shows. A entrada em todos os dias do evento é 1 kg de alimento não perecível.
A retomada da Arrozarte levantou uma série de debates no município, principalmente em razão dos valores investidos para custear as despesas. Sabemos que organizar um evento, ainda mais de grande porte, tem custos elevados, principalmente para Palmares que não possui um espaço adequado para realizar eventos maiores, e que teve que iniciar do zero todas as estruturas para receber o público e expositores.
Conforme o prefeito, o objetivo é reunir todos os setores na Arrozarte, desde cultural até o agronegócio. Desejamos que os organizadores tenham sucesso na retomada do evento e que ele possa permanecer na programação do município, seja anual ou bianual, e que se fortaleça na região, buscando sua própria identidade e autonomia para acontecer.
Daqui a três semanas, de 1 a 4 de junho, outro evento promete movimentar a região. A Expofeira de Capivari do Sul chega em sua 16ª edição, já consolidada como um dos maiores eventos do agronegócio da região do Litoral Norte. A última edição foi em 2019 e não ocorreu em 2021 devido a pandemia da covid.
Diferente da Arrozarte, a Expofeira é um evento organizado por uma Associação, a AGEPAME, e conta com apoio financeiro e organizacional da Prefeitura. No entanto, é uma feira que já trabalha por sua autonomia, sendo responsável por grande parte das despesas do evento. Esse modelo de organização tem se mostrado eficiente, tendo em vista os resultados obtidos nas últimas edições da feira, o que faz que os valores repassados pelo município sejam menores.
A expectativa para a Expofeira 2023 é de um grande evento, tendo em vista que os terrenos do Parque Municipal estão quase 100% vendidos, com a participação de mais de 50 empresas de vários segmentos, como maquinários, equipamentos, insumos, energia solar, veículos, comércio em geral, entre outros.
A programação do evento conta com palestras ligadas ao setor e durante a noite ocorrem os shows e bailes. A entrada no parque é gratuita, sendo cobrado apenas os ingressos para os shows da noite.
O Jornal Integração é parceiro dos eventos que ocorrem nos dois municípios, estando sempre à disposição na divulgação e cobertura, pois acredita que estas feiras precisam acontecer, pois são fundamentais para o crescimento e fortalecimento de suas comunidades.
Desejamos sucesso para ambos os eventos!