A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou na sexta-feira, dia 31 de março, mais um repasse de doses contra a covid-19 aos municípios. Foram encaminhadas cerca de 142 mil unidades para todas cidades do Estado. O lote engloba vacinas para todos os públicos, incluindo doses bivalentes e monovalentes.
As entregas da SES às coordenadorias regionais ocorreu junto com o envio das doses para a campanha de vacinação contra a gripe influenza, que começará dia 10 de abril. Os números de doses contra o coronavírus entregues atendem às solicitações demandadas pelos próprios municípios.
Para Capivari do Sul foram destinadas 60 doses da Pifzer adulto (12 a 59 anos), 50 da Pifzer Pediátrica (5 a 11 anos), 40 da Pfizer Baby (6 meses a 2 anos) e 10 Coronavac (3-4 anos). Palmares do Sul recebeu 804 doses Pfizer adulto e 180 Pfizer Pediátrica.
A vacina bivalente contra a covid 19 está indicada para todos os grupos prioritários elencados pela estratégia do Ministério da Saúde. Ela é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação. No Estado, a vacinação com esse imunizante deve contemplar 3,4 milhões pessoas.
Podem se vacinar com a bivalente:
– Idosos de 60 anos ou mais de idade;
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores;
– Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
– Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
– População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
– Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.
Em paralelo, a SES segue orientando a população para siga procurando a dose monovalente, no caso de não ser elegível para a bivalente e tenha alguma dose por fazer.
Influenza
Já para o início da vacinação contra a influenza, a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atende os 23 municípios do Litoral Norte, recebeu 14.230 doses. Novos repasses estão previstos ainda antes do início da campanha e continuarão a ser realizados durante o andamento dela.
Público alvo
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Gestantes e puérperas
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Trabalhadores da Saúde
– Indígenas
– Pessoas com comorbidades
– Adolescentes em medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– Professores
– Forças de Segurança e Salvamento
– Forças Armadas
– Pessoas com deficiência
– Caminhoneiros
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
– Trabalhadores portuários