Os municípios de Capivari do Sul e Palmares do Sul devem ter o sinal de internet do aspectro da faixa 4,5 GHz, conhecida como 5G, liberado a partir de junho deste ano. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, mais 195 municípios do Brasil devem passar pelo processo de limpeza e liberação do sinal. A limpeza se dará através de grupos no entorno das localidades, ou seja, da área metropolitana para além do limite administrativo, seguindo as condições de logística das operadoras de telefonia e internet.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo concentram a maioria das cidades que terão a liberação do 5G. Conforme o site Gov.br, a previsão para a liberação do 5G em Capivari do Sul e Palmares do Sul é 30 de junho.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a autorização libera as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz que poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz nestes municípios. No entanto, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nestas localidades, uma vez que a instalação antecipada de estações de 5G depende do planejamento individual de cada operadora de telefonia e internet.
Do Rio Grande do Sul, 57 municípios já estão com 3,5 GHz liberados ou com antecipação e 138 estão com planejamento aprovado. Dos 23 municípios do Litoral Norte, 17 estão com o planejamento aprovado e liberado a partir de junho. Além de Capivari e Palmares, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Mostardas, Tavares, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá integram a lista.
Em Maquiné e Santo Antônio da Patrulha o uso da faixa 3,5 GHz já está liberado. Já os municípios de Imbé, Osório, Torres e Tramandaí aguardam início de planejamento.