Os prefeitos da Amlinorte receberam na assembleia geral da entidade, na última semana, o superintendente substituto do IBGE no RS, Luis Eduardo Azevedo Puchalski,e coordenador Estadual Operacional do Censo 2022. Ele explicou toda a metodologia da realização do Censo, falou das imensas dificuldades enfrentadas e, ao final, informou que o RS deverá apresentar um crescimento populacional de apenas 2,5% sobre a última projeção, realizada em 2010.
O Litoral Norte deverá apresentar um crescimento de até 23,2% sobre o último censo, crescimento significativamente maior que a média do Estado, alcançando uma população estimada de 418 a 420 mil pessoas. O IBGE estará realizando no mês de março de 2023 visitas a todos os municípios para confrontar os dados, a fim de finalizar o trabalho de recenseamento na região.
O deputado estadual Luciano Silveira, esteve na assembleia e se colocou à disposição dos municípios para o que for necessário, destacando a importância do trabalho realizado pelo IBGE e dos seus resultados para a definição das políticas públicas.
Saúde
A secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Costa, também participou da assembleia, acompanhada de equipe, onde ouviram dos prefeitos as principais queixas, principalmente sobre o sistema de regulação GERINT/GERCON, que está deixando sem assistência muitos pacientes. Desta forma, ficou combinado a realização de uma reunião com a equipe de regulação do Estado, junto com os secretários de saúde da região e prefeitos, para entender o funcionamento do sistema e apontar soluções.
A equipe da saúde também apresentou aos prefeitos as melhorias realizadas na administração do Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, que está sob a intervenção do Estado desde outubro de 2022. Foram informados os procedimentos e ações adotadas desde então, as aquisições e melhorias e as especialidades disponíveis para atendimento aos municípios da região.
A presidente da Amlinorte, prefeita Márcia Tedesco, agradeceu a presença dos dirigentes do IBGE e também da secretária adjunta de Saúde do Estado, colocando à disposição a estrutura da associação para auxílio nas demandas dos municípios, que se fizerem necessário.