Conecte com a gente!

Litoral

Litoral Norte recebe 3.200 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Publicado

em

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

As 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que imuniza contra Covid-19 e chegaram ao Estado no domingo (24/1), nesta segunda-feira (25/1) foram distribuídas pela Secretaria da Saúde (SES) para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Com auxílio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil, a distribuição foi realizada por via aérea e terrestre. A região do Litoral Norte gaúcho, que abrange 23 municípios, recebeu 3.200 doses.

Ao contrário do que ocorre com a CoronaVac, em que são distribuídas apenas a metade das vacinas disponíveis para manter reserva para a segunda aplicação, as 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse por parte do Ministério da Saúde.

Durante a manhã, um avião da Brigada Militar levou frascos da vacina para os municípios de Erechim, Santo Ângelo e Palmeira das Missões, contendo as doses das seguintes coordenadorias: 2ª, 6ª, 9ª, 11ª, 12ª, 14ª, 15ª, 17ª.

Um helicóptero da Brigada Militar levou as doses da 5ª CRS até Caxias do Sul, e um helicóptero da Polícia Civil, com destino Santa Maria, saiu com a carga da 4ª e da 10ª CRSs. No turno da tarde, o avião da Brigada Militar decolou para Pelotas e Bagé, para abastecer a 3ª e a 7ª coordenadorias.

Por transporte terrestre, foram entregues as doses para as coordenadorias restantes (1ª, 8ª, 13ª, 16ª, 18ª e as destinadas ao município de Porto Alegre). Todas as CRSs já haviam retirado suas doses até as 10h de segunda-feira.

As doses foram distribuídas de forma proporcional ao número de trabalhadores de saúde em cada coordenadoria e serão suficiente para imunizar cerca de 27% das pessoas desse grupo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.