Conecte com a gente!

Litoral

Litoral Norte recebe 3.200 doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Henrique Pajares

Publicado

em

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

As 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que imuniza contra Covid-19 e chegaram ao Estado no domingo (24/1), nesta segunda-feira (25/1) foram distribuídas pela Secretaria da Saúde (SES) para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Com auxílio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil, a distribuição foi realizada por via aérea e terrestre. A região do Litoral Norte gaúcho, que abrange 23 municípios, recebeu 3.200 doses.

Ao contrário do que ocorre com a CoronaVac, em que são distribuídas apenas a metade das vacinas disponíveis para manter reserva para a segunda aplicação, as 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse por parte do Ministério da Saúde.

Durante a manhã, um avião da Brigada Militar levou frascos da vacina para os municípios de Erechim, Santo Ângelo e Palmeira das Missões, contendo as doses das seguintes coordenadorias: 2ª, 6ª, 9ª, 11ª, 12ª, 14ª, 15ª, 17ª.

Um helicóptero da Brigada Militar levou as doses da 5ª CRS até Caxias do Sul, e um helicóptero da Polícia Civil, com destino Santa Maria, saiu com a carga da 4ª e da 10ª CRSs. No turno da tarde, o avião da Brigada Militar decolou para Pelotas e Bagé, para abastecer a 3ª e a 7ª coordenadorias.

Por transporte terrestre, foram entregues as doses para as coordenadorias restantes (1ª, 8ª, 13ª, 16ª, 18ª e as destinadas ao município de Porto Alegre). Todas as CRSs já haviam retirado suas doses até as 10h de segunda-feira.

As doses foram distribuídas de forma proporcional ao número de trabalhadores de saúde em cada coordenadoria e serão suficiente para imunizar cerca de 27% das pessoas desse grupo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Litoral

Cogestão será mantida e prefeitos do Litoral Norte aprovam novo Plano Estruturado

Henrique Pajares

Publicado

em

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte informa, que após intensas tratativas com o Governo do Estado do RS foi mantido o sistema de Cogestão, permitindo que os municípios em Bandeira Preta possam adotar os protocolos da Bandeira Vermelha nas atividades econômicas e sociais.

“Conseguimos uma grande vitória, que foi a manutenção da cogestão, mas alertamos que estamos em Bandeira Preta e que cada cidadão tem o dever de cumprir com os protocolos sanitários, a fim de conter o avanço da pandemia em nossa região”, alerta o presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati. Nesta terça-feira pela manhã, dia 23, os prefeitos farão nova reunião para alinhar os protocolos a serem adotados nos municípios, através de novo Plano de Cogestão que será encaminhado ao Governo do Estado para aprovação.

Continue lendo

Litoral

Prefeitos do Litoral Norte decidem que aulas retornam em março

Henrique Pajares

Publicado

em

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro de 2021, os prefeitos da Amlinorte decidiram retomar as atividades escolares no ano de 2021, com os municípios decidindo pelas datas de 01 de março ou 08 de março, ou posteriormente, se for necessário. As secretarias municipais de Educação deverão ajustar seus planos de trabalho para essa retomada, considerando suas peculiaridades locais e seguindo as determinações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro da Amlinorte contou com a titular da Promotoria Regional de Educação de Osório, Dra. Cristiane Della Méa Corrales, que manifestou aos prefeitos a importância deste retorno neste ano, mesmo que de forma gradual.

“Entendemos que cada município tem suas especificidades, que devem ser respeitadas, mas a maioria deverá estabelecer um sistema híbrido, presencial e on line, onde os pais poderão decidir qual o sistema mais favorável ao seu filho”, explica o presidente da Amlinorte, Flori Werb, prefeito de Itati. A reunião também deliberou sobre alterações no Plano de Cogestão de Prevenção à Covid-19. Após análise da situação atual e considerando as solicitações de alguns setores econômicos, os prefeitos deliberaram por adotar as medidas da bandeira Laranja para as atividades de cinema, feiras e exposições coorporativas e comerciais, eventos infantis em buffets, casas de festas e similares e atividades em clubes sociais, esportivos e similares.

As alterações serão encaminhadas pela Amlinorte ao Comitê de Dados do Governo do Estado para avaliação e somente após aprovadas poderão ser adotados os protocolos sanitários pelos municípios, através de decreto.

Continue lendo

Litoral

Capivari e Palmares iniciam vacinação em idosos acima de 85 anos

Henrique Pajares

Publicado

em

Os municípios de Capivari do Sul e Palmares do Sul iniciam nesta terça-feira, dia 09 de fevereiro, a vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 85 anos. Neste primeiro momento serão vacinados os idosos acamados e, em seguida, os não acamados. Em Palmares, as doses serão aplicadas somente por agendamento, para evitar aglomerações. Conforme orientação da Secretaria de Saúde, os idosos – ou algum familiar ou amigo – deve ligar para o Posto de Saúde de sua localidade. Quem não possui telefone, um representante poderá ir até o Posto fazer o agendamento. Não serão feitas vacinas sem o agendamento.

Os acamados começarão a ser vacinados nesta terça-feira. Eles receberão a vacina em casa. Todos que se enquadram nesta faixa etária serão vacinados. A Secretaria disponibiliza ainda o contato dos Postos de Saúde:

Sede – 3668.3123
Granja Vargas – 3685.9110
Bacupari – 99500.6099
Frei Sebastião – 3668.8110
Quintão – 3680.2078

Em Capivari do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 110 doses da Coronavac para serem aplicadas neste grupo da população. Outras 20 doses são para os profissionais da saúde. Os idosos receberão a vacina em casa. Depois de todos os idosos acamados serem vacinados, os não acamados serão contemplados.

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.