Conecte com a gente!

Litoral

Flori Werb, prefeito de Itati, é o novo presidente da Amlinorte Gestão 2021

Henrique Pajares

Publicado

em

Em votação tranquila, pautada pelo entendimento, o prefeito de Itati, Flori Werb, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte. A eleição e posse aconteceram na manhã desta sexta-feira, dia 22 de janeiro de 2021, com um debate que definiu primeiramente a composição dos quatro anos de gestão, com base na representatividade dos partidos na região. Sendo assim, ficou definido que o PP ficará na presidência no ano de 2021, por ter 10 prefeitos eleitos, no segundo ano a presidência será do MDB, com sete prefeitos eleitos, no terceiro ano a presidência caberá ao PTB, com três prefeitos na região, e o quarto ano será do PDT, com dois prefeitos eleitos no Litoral Norte. A nova diretoria da Amlinorte tem mandato de um ano.

Composição semelhante também foi definida para a presidência do Consórcio Público Amlinorte, porém invertendo a ordem dos partidos. O prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani, do PDT, foi eleito o novo presidente do Consórcio Público Amlinorte para a Gestão do ano de 2021. Nos anos seguintes, deverão assumir a cadeira os representantes indicados pelos partidos PTB em 2022, MDB em 2023 e PP em 2024, seguindo o mesmo espírito democrático estabelecido na Amlinorte.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati, agradeceu o empenho e dedicação do ex-presidente Pierre Emerim da Rosa, que esteve à frente da entidade num ano muito difícil, em razão da pandemia do coronavírus Covid-19. “Quero dar continuidade ao teu trabalho Pierre e destacar a importância da união dos prefeitos em prol da nossa região e saibam que todos são presidentes desta entidade”, declarou.

“Temos que nos unir em torno do consórcio”, ressaltou o novo presidente do CP Amlinorte, João Marcos Bassani, prefeito de Maquiné, em seu discurso de posse. Segundo ele, o consórcio hoje é uma entidade que tem um trabalho de recuperação bem conduzido pelo ex-prefeito e presidente Luiz Steffen, que terá continuidade, trazendo novas oportunidades para o Litoral Norte.

Deliberações sobre Volta às Aulas e outros temas

O tema sobre a Volta às Aulas foi debatido entre os prefeitos, que demonstraram ter posicionamentos diferentes em relação ao retorno das atividades escolares nos municípios. Sendo assim, ficou decidido que os secretários municipais de educação deverão debater as sugestões, de forma técnica, e trazer aos prefeitos suas considerações sobre esse retorno, para que os mesmos possam tomar uma decisão conjunta em nova reunião. Outro ponto discutido pelos prefeitos diz respeito aos reajustes de contratos e também dos servidores públicos municipais, sendo deliberado que os mesmo vão aguardar o posicionamento do STF que está analisando essa matéria.

Quanto a flexibilização no Plano Estruturado de Enfrentamento a Covid-19, foi aprovado apenas a extensão do horário de funcionamento dos restaurantes, bares e alimentação nos municípios do Litoral Norte até 3h da madrugada, podendo o município ser mais restritivo se for do entendimento dos técnicos locais. Os prefeitos deverão aprofundar esse debate em nova reunião, a ser agendada pela Amlinorte.

Litoral

Cogestão será mantida e prefeitos do Litoral Norte aprovam novo Plano Estruturado

Henrique Pajares

Publicado

em

A Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte informa, que após intensas tratativas com o Governo do Estado do RS foi mantido o sistema de Cogestão, permitindo que os municípios em Bandeira Preta possam adotar os protocolos da Bandeira Vermelha nas atividades econômicas e sociais.

“Conseguimos uma grande vitória, que foi a manutenção da cogestão, mas alertamos que estamos em Bandeira Preta e que cada cidadão tem o dever de cumprir com os protocolos sanitários, a fim de conter o avanço da pandemia em nossa região”, alerta o presidente da Amlinorte, prefeito Flori Werb, de Itati. Nesta terça-feira pela manhã, dia 23, os prefeitos farão nova reunião para alinhar os protocolos a serem adotados nos municípios, através de novo Plano de Cogestão que será encaminhado ao Governo do Estado para aprovação.

Continue lendo

Litoral

Prefeitos do Litoral Norte decidem que aulas retornam em março

Henrique Pajares

Publicado

em

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro de 2021, os prefeitos da Amlinorte decidiram retomar as atividades escolares no ano de 2021, com os municípios decidindo pelas datas de 01 de março ou 08 de março, ou posteriormente, se for necessário. As secretarias municipais de Educação deverão ajustar seus planos de trabalho para essa retomada, considerando suas peculiaridades locais e seguindo as determinações sanitárias da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro da Amlinorte contou com a titular da Promotoria Regional de Educação de Osório, Dra. Cristiane Della Méa Corrales, que manifestou aos prefeitos a importância deste retorno neste ano, mesmo que de forma gradual.

“Entendemos que cada município tem suas especificidades, que devem ser respeitadas, mas a maioria deverá estabelecer um sistema híbrido, presencial e on line, onde os pais poderão decidir qual o sistema mais favorável ao seu filho”, explica o presidente da Amlinorte, Flori Werb, prefeito de Itati. A reunião também deliberou sobre alterações no Plano de Cogestão de Prevenção à Covid-19. Após análise da situação atual e considerando as solicitações de alguns setores econômicos, os prefeitos deliberaram por adotar as medidas da bandeira Laranja para as atividades de cinema, feiras e exposições coorporativas e comerciais, eventos infantis em buffets, casas de festas e similares e atividades em clubes sociais, esportivos e similares.

As alterações serão encaminhadas pela Amlinorte ao Comitê de Dados do Governo do Estado para avaliação e somente após aprovadas poderão ser adotados os protocolos sanitários pelos municípios, através de decreto.

Continue lendo

Litoral

Capivari e Palmares iniciam vacinação em idosos acima de 85 anos

Henrique Pajares

Publicado

em

Os municípios de Capivari do Sul e Palmares do Sul iniciam nesta terça-feira, dia 09 de fevereiro, a vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 85 anos. Neste primeiro momento serão vacinados os idosos acamados e, em seguida, os não acamados. Em Palmares, as doses serão aplicadas somente por agendamento, para evitar aglomerações. Conforme orientação da Secretaria de Saúde, os idosos – ou algum familiar ou amigo – deve ligar para o Posto de Saúde de sua localidade. Quem não possui telefone, um representante poderá ir até o Posto fazer o agendamento. Não serão feitas vacinas sem o agendamento.

Os acamados começarão a ser vacinados nesta terça-feira. Eles receberão a vacina em casa. Todos que se enquadram nesta faixa etária serão vacinados. A Secretaria disponibiliza ainda o contato dos Postos de Saúde:

Sede – 3668.3123
Granja Vargas – 3685.9110
Bacupari – 99500.6099
Frei Sebastião – 3668.8110
Quintão – 3680.2078

Em Capivari do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 110 doses da Coronavac para serem aplicadas neste grupo da população. Outras 20 doses são para os profissionais da saúde. Os idosos receberão a vacina em casa. Depois de todos os idosos acamados serem vacinados, os não acamados serão contemplados.

Continue lendo

EM ALTA



Copyright © 2020 Jornal Integração. Desenvolvido por BLOOPER.