Conecte com a gente!

Eleições 2020

“Nosso maior interesse é organizar o município para crescer”

Publicado

em

Entrevista Afonso Praça Baptista – Candidato a prefeito em Palmares do Sul pelo PP

Afonso Praça Baptista é nascido em Palmares do Sul/RS há 35 anos, filho do Capuchinho e da Zuca, irmão da Heloisa e pai do Zé. É Tataraneto de Virgílio José Bernardes, que em 1902 doou terras para a construção da Igreja Católica e povoamento do vilarejo, hoje centro de Palmares do Sul. Atuante no âmbito da política estudantil desde o ensino fundamental até o fim da sua graduação. Advogado formado pela ULBRA, militante nas áreas de direito agrário, bancário, fundiário, empresarial e de crime empresarial, tendo sido autor do processo de Impeachment em face do Prefeito Ernesto Ortiz em 2010. Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Palmares do Sul de setembro de 2010 a janeiro de 2013. Como advogado, teve escritórios em Tramandaí, Palmares do Sul e Novo Hamburgo e hoje atende em Porto Alegre e Palmares do Sul.

Esta é a segunda vez que você concorre a prefeito em Palmares do Sul, novamente ao lado de Regis Bauermamm, candidato a vice. O que lhe motiva para colocar seu nome a disposição da comunidade e que os Progressistas podem oferecer a Palmares?

Nosso projeto não têm rótulos. Palmares do Sul com seus distritos, possui tantas carências, que há muito trabalho a ser realizado. Com a intenção de não prometer nada material, construções, asfaltamentos sem recurso ou “aeroporto de discos voadores” para iludir o povo, apresentamos ideias de futuro. Nosso maior interesse é organizar o município para crescer. Deixar de ser a terra do “tinha” e passar a ser a terra do “vai ter”. É preciso uma gestão dinâmica, transparente, austera, organizada e com projeto embaixo do braço, para que o município “enfune suas velas” para navegar em mares mais calmos. Hoje não temos nada. Palmares é um município que sobrevive. Precisa receber mais atenção e carinho.

Quais pontos você acredita que Palmares do Sul deve melhorar?

O Progressistas, e eu próprio, temos como ideologia o liberalismo, com o enxugamento da máquina pública, a diminuição do custo de manutenção do município, o dinamismo e a modernização das ações, e principalmente cuidar das pessoas através da geração de emprego, renda e riquezas. Seremos intransigentes quanto a organização do município, mas passo a diante, organizaremos o comércio, trazendo-o como parceiro, promovendo a orientação e organicidade para seu crescimento e futura pujança. Com uma economia com base na monocultura, no varejo e por que não, na indústria, todos os problemas de carência do município serão naturalmente dissolvidos. Temos muita esperança de fazer um governo de transformação.

Saúde, educação e segurança serão os carros chefes nas propostas de governo?

Estes temas sempre são e serão prioridade em planos de governo. Não podemos esquecer que uma cidade, assim como nossas vidas, é uma obra inacabada, sempre tendo que ser construída e ajeitada. Queremos na educação nos aliarmos com os professores, para que possamos aprimorar nossas escolas em combate ao analfabetismo funcional, a evasão escolar e atividades de cunho ocupacional, com a visão de modernizar o ensino, propiciando a evolução e preparação para o nosso amanhã. Já na saúde, quero como compromisso inquebrantável de governo, fazer voltar a nascer Palmarenses, como eu e minha irmã Heloisa, em 1985 e 1991 respectivamente. Conseguir através de todos desafios e, porque não dizer, despesas, montar um centro cirúrgico para partos particulares e futuramente custeados pelo SUS, além de recomentar juntamente com a administração hospitalar, com vistas de aumento de receita, a locação das dependências hospitalares, para cirurgias particulares de pequenas e médias complexidades, para que a receita gerada possa cobrir a manutenção de demais especialidades médicas. Investir maciçamente no oferecimento, por meio da municipalidade, de exames laboratoriais, auxiliando no diagnóstico, e ter espalhados por todo o município um programa de medicina preventiva, que nos distritos, que não possuem Postos de Saúde, será feita por unidades móveis. Além disso, manter a qualquer custo os Postos de Saúde Distritais abertos, e lutar para manutenção 24 horas para o Posto de Quintão. Vamos com a segurança nos resguardar com especialistas, a aplicação de meios preventivos, sempre lembrando que esta responsabilidade é do Governo do Estado. Frente a isso precisamos forçar um maior contingente.

Quintão é uma cidade dentro de Palmares do Sul. O que pode ser feito de diferente naquela comunidade? Existe um plano de governo para os distritos?

Encaramos, Regis e eu, o município como um corpo só, não uma subdivisão de distritos. Somos todos Palmares do Sul. Primeira coisa que quero acabar, exterminar, extinguir é a rivalidade entre Quintão e a sede! Isto será feito com transparência e publicidade dos atos públicos. Depois com programas profundamente dinâmicos e motivacionais, queremos elevar nos moradores e veranistas da praia, o sentimento de cidade e de fazerem para de um todo. A energia tem que mudar. Após vamos examinar todas as possibilidades, e se necessário for, na marra vou urbanizar Quintão, e prepará-la para crescer, se desenvolver e se emancipar. Quintão terá seu esplendor. Deixando a praia mais forte e autossuficiente as coisas se alinharão. Meu projeto é generoso para o Quintão, onde pretendo dar expediente no verão em tempo integral, e principalmente cuidar da infraestrutura. Queremos buscar no comércio, um parceiro valoroso para esquentar o verão e o inverno, e trazer um bem-estar há tempos que não é visto. Comigo Quintão deixará de estampar os noticiários estaduais como símbolo de abandono e descaso, para se transformar em um lugar gostoso de se viver. Darei dignidade para a nossa gente.

Como considera os servidores públicos, sem os quais não é possível administrar, e que relação pretende ter com eles?

De parceria, será a relação que terei com o funcionalismo. Seremos colegas de jornada. Quero desmistificar qualquer impressão que tenham a meu respeito e demonstrar que sozinhos fracassaremos. Que dependemos da força do funcionalismo público, e seu inteiro engajamento no projeto. Quero levantar o município, e o fazendo, quero que seus colaboradores públicos cresçam também. No meu governo o funcionalismo vai trabalhar muito, mas terá recompensas que nunca tiveram em outros governos. Principalmente com a ideia de substituição da maioria dos Cargos de Confiança por servidores de carreira, pelo binômio economia/conhecimento. Quero acabar com a politicagem barata de cooptação do funcionalismo, de um lado a base de horas-extras e benefícios aos apoiadores e de outro a perseguição e isolamento. No governo do Progressistas terá igualdade, e ninguém será perseguido.

Consideração final

Discursos políticos são muito repetitivos, os adversários criticam tudo e dizem que vão fazer muito, o governo de reeleição diz que está trabalhando, que fez muito e fará mais, e em ambos os quadros, a pintura é a mesma, senão, muita conversa fiada, nada de projeto, e puro propósito de iludir o povo. Regis e eu temos um interesse, estabelecer acima de tudo uma administração de primeira qualidade com o povo e falar a verdade, não prometer absurdos, somente que vamos nos dedicar ao máximo. Dizer que será construído, isso, aquilo, é conversa eleitoreira, e repudiamos isto. Quero estabelecer um canal direto com o povo e governar com o povo por ele próprio, sem promessas, se construções mirabolantes, mas sim, preparar o município, como um todo, para crescer.

JOGO RÁPIDO, resposta em uma frase ou palavra:

Uma qualidade: Ser sincero, falar a verdade sempre

Um defeito: Ser perfeccionista (Sofro muito com isso, nem sempre é possível)

Um sonho: Que todos meus descendentes estejam no dia do meu funeral

Um conselho: Use sempre, uma lanterna na popa e um poderoso holofote na proa, pois temos que iluminar o futuro com a experiência do passado

Um hobby: Andar a cavalo

Um livro: A Bíblia (Você pode nem acreditar em Deus, mas se seguir os preceitos bíblicos, viverá em harmonia)

Uma citação: Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre. (Mahatma Gandhi)

Uma saudade: Meu Avô José Bueno Praça

Uma bebida: Coca-Cola

Uma comida: Ala Minuta

Maior desafio: Viver

Família: Meu real motivo de viver

Teu principal diferencial: Não sei, talvez seja o ímpeto

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.