O ex-prefeito de Palmares do Sul Paulo Lang vem sendo um aliado importante na campanha do filho a prefeitura do município nas eleições deste ano. Eleito para comandar o Executivo em duas oportunidades, na primeira delas com 69% dos votos, Paulinho vem acompanhando de perto as ações dos candidatos Filipe Lang e Polon Oliveira, da coligação O Caminho da Mudança (PT-União Brasil-PSB-Avante).
“Desde 1988, quando chegamos em Palmares, nossa família sempre esteve envolvida com a política. Sempre convive nesse meio e entrei de vez em 2008, quando concorri a vice-prefeito, onde fizemos uma grande votação. Após isso, com a saída do José Cleber, ao natural assumi a liderança do Partido dos Trabalhadores e conseguimos vencer duas eleições seguidas. Então o Filipe vivenciou isso tudo e acabou se motivando para entrar na política e querer contribuir com a comunidade. Prova disso é que ele, por quatro anos, foi o vereador mais atuante da Câmara e o que mais trouxe recursos e fará muito mais daquilo que consegui fazer por Palmares”, disse Paulo Lang.
O ex-prefeito lembra que o próprio filho construiu o seu nome, sozinho. “Ele acompanhou junto todas as conquistas que trouxemos para Palmares, mas essa ascensão dele é mérito exclusivo do seu trabalho. Trocamos ideias sobre administração, mas ele tem a sua personalidade própria e competência para decidir, junto com o Polon e toda a coligação, as estratégias e propostas de campanha. Deixo claro que não tenho nenhum intuito de obter cargo público em um futuro governo. Vou apenas continuar fazendo o que faço hoje, que é trabalhar para o partido, nada mais”, comentou.
Para Paulinho, a principal área que o próximo prefeito terá que qualificar em Palmares será a saúde. “A saúde está sucateada, terá que rever totalmente. O Executivo em si está todo assim, com os servidores não valorizados e nem local de trabalho adequado possuem. Será necessário fazer um pacto com o funcionalismo público, pois sem eles, nada é feito. Resgatar tudo isso que quando estivemos no governo, conseguimos realizar. São duas pautas que deverão ser trabalhadas logo de início”.
A proximidade com o Governo Federal também é um ponto lembrado por Lang. “Quando administramos o municípios, fizemos obras e conquistamos recursos para renovar complemente a frota da prefeitura. Tínhamos o apoio do Governo Federal e hoje essa possibilidade está a nossa porta novamente. Se como vereador o Filipe já articulou muitas emendas e conquistas, como prefeito não será diferente”, relatou.
Sobre as denúncias que o filho vem recebendo de adversários e das autoridades, Paulinho diz que são acusações injustas. “Durante essa calamidade que enfrentamos, o Filipe foi um dos que mais se colocaram na linha de frente em busca de recursos e doações. O Ministério Público está fazendo seu papel e devemos respeitar isso. Mas nada disso irá afeitar a sua campanha”.
Por fim, Lang disse que espera o melhor para Palmares. “Acredito que o Filipe e o Polon estão preparados para ocupar esse cargo tão importante. Eu ficaria muito feliz e agradecido a toda comunidade que acolheu a mim e nossa família. Seria uma recompensa muito grande”, concluiu.
Reportagem em colaboração com a Assessoria da coligação O Caminho da Mudança