As máquinas responsáveis por realizar o desassoreamento do Rio Palmares chegaram ao município nesta semana. A previsão é que os trabalhos iniciem na próxima segunda-feira, dia 16.
Em agosto do ano passado, Palmares do Sul foi contemplado na fase 2 do programa Desassorear RS para limpeza e remoção de sedimentos do Rio Palmares. A parceria com o Governo do Estado prevê o envio de máquinas para realização do serviços no município.
Conforme o Secretário de Planejamento Aluizio Dias, a expectativa é que a ação dure de 20 a 30 dias, podendo variar conforme o andamento dos serviços, que serão realizados no trecho próximo a Lagoa dos Patos. “Os engenheiros do Governo Estadual estiveram no município para fazer o levantamento da área e relataram que não adiantava fazer os serviços em um trecho próximo a cidade sendo a saída da água está soterrada. Então é preciso que a vazão do Rio com a Lagoa esteja limpa”, explicou o Secretário.
Em contrapartida, o município ficou responsável pelo licenciamento da área e o espalhamento de todo resíduo retirado em local adequado para o descarte.
O que consiste a ação
Desassorear um rio é o processo de limpeza e remoção de sedimentos, como terra, areia, lixo e rochas, acumulados no fundo do leito. Essa intervenção aumenta a profundidade e a capacidade de vazão do canal, sendo crucial para prevenir inundações, enchentes e melhorar a navegabilidade.
Programa Desassorear RS
Com investimento total de R$ 305 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o Desassorear RS realiza serviços de desassoreamento, atuando na limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade durante a enchente de 2024.
O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI