Termina no próximo domingo (2/11) o período de matrículas da Rede Estadual para o ano letivo de 2026. Os interessados em se matricular nas diferentes modalidades de ensino oferecidas pelas 2.320 escolas estaduais em todo o Rio Grande do Sul devem realizar a inscrição exclusivamente pelo portal de matrículas da Secretaria da Educação (Seduc). O processo de rematrícula para quem já é aluno da Rede Estadual também ocorre nesta data. Todos os estudantes da Rede Estadual têm direito a uniformes gratuitos, que devem ser solicitados pela página sobre uniformes da Seduc também até o dia 2 de novembro.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade. O período de matrículas na Rede Estadual é dividido em etapas. Na inscrição, os pais, responsáveis legais ou os próprios candidatos maiores de idade devem acessar o site de matrículas e preencher a ficha, tendo em mãos obrigatoriamente o CPF do estudante.
Nessa fase, é possível indicar até quatro opções de escolas, por ordem de preferência. Vale salientar que é considerada apenas uma inscrição por CPF do estudante, em caso de mais de um registro, é válido o primeiro cadastro. Ao final da solicitação, o sistema emite um número de protocolo, que será necessário para consultas e posterior confirmação da matrícula, que ocorre entre os dias 8 e 19 de dezembro presencialmente na escola designada.
Opções de vagas
O processo de matrícula abrange a oferta de vagas nas seguintes modalidades:
Ensino Fundamental
Ensino Médio, com opção de:
ensino regular
ensino em tempo integral
ensino integrado (profissional)
Educação Profissional e Técnica, por meio das ofertas de:
Concomitante
Subsequente
Curso Normal
Curso Normal Aproveitamento de Estudos
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI