O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou, na sexta-feira, 21 de março, o edital 0090/25 para a contratação de uma empresa que irá elaborar os projetos básico e executivo de engenharia da ponte entre São José do Norte e Rio Grande.
A licitação, no valor de R$ 10.332.447,33 (dez milhões, trezentos e trinta e dois mil, quatrocentos e quarenta e sete reais e trinta e três centavos) e que tem data-base em abril de 2025, será realizada por concorrência, com julgamento por técnica e preço.
A publicação do edital representa um importante avanço para a concretização dessa obra tão aguardada pela região, que trará mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios que atualmente tem a travessia realizada por balsas.
O vereador de Capivari do Sul Beto Camargo (MDB), que vem participando ativamente do processo desde o seu início, comemorou mais este passo importante. “Essa ligação entre Rio Grande-São José do Norte terá um impacto significativo em nossa região. Irá alavancar o turismo, nosso agronegócio e comércio local, já que a RSC 101 ficará muito mais movimentada, gerando emprego e renda, o que automaticamente vai gerar mais receita ao município, que terá seus cofres fortalecidos para investimento em saúde, educação e infraestrura. No agronegócio, facilitará a exportação das nossas culturas”, explicou Beto.
O vereador lembrou que toda a mobilização da comunidade, lideranças e parlamentares não tem lado político. “Essa é uma ação apartidária, onde o interesse do bem público está acima de tudo. É por isso que nesses últimos anos o processo vem crescendo e tomando forma, e agora estamos muito perto de alcançar o objetivo dessa tão sonhada ponte que há mais de 50 anos aguardamos”, concluiu.
O prefeito de São José do Norte, Neromar Guimarães, celebrou a publicação do edital como um marco histórico para a região e destacou a longa trajetória de esforços do Executivo municipal para que esse projeto saísse do papel. “A implantação da ponte é um sonho antigo de nossa população e representa um passo fundamental para o desenvolvimento econômico e social de São José do Norte. Esta conquista é fruto de uma luta incansável do Executivo, que, ao longo dos anos, esteve reunida diversas vezes com representantes do DNIT, com a bancada gaúcha de deputados estaduais e federais, com secretários estaduais e com ministros, buscando garantir que essa ligação a seco se tornasse realidade. Seguiremos acompanhando de perto cada etapa desse processo, sempre em busca de melhorias e soluções que beneficiem nossa comunidade”, afirmou.
O edital completo pode ser consultado no site do DNIT.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI