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Reeleito presidente, Roberto Dutra detalha novos investimentos no Hospital José

Assembleia Geral Ordinária foi realizada na quarta-feira, 29 de janeiro, com grande presença dos sócios e comunidade na Câmara de Vereadores

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A Câmara de Vereadores de Palmares do Sul foi sede, na quarta-feira, 29 de janeiro, da Assembleia Geral Ordinária do Hospital São José. Na pauta, a apresentação do balanço financeiro de 2024 e eleição da nova Diretoria para a gestão 2025/2026. Roberto Hirtz Dutra, atual presidente, foi reeleito por aclamação para o seu quarto mandato a frente da instituição (confira os nomes da Diretoria abaixo). Não houve a inscrição de outra chapa.

Conforme o balanço financeiro apresentado aos sócios, o Hospital encerrou 2024 com aproximadamente R$ 1,7 milhão em caixa. “Muitos devem estar se perguntando por que o Hospital fica pedindo ajuda de todos com esse valor em caixa. Mas esses recursos, na verdade, estão engessados, ou seja, são de emendas parlamentares que devem ser usadas especificamente para o destino que elas vieram. Não podemos usar para custear as despesas e pagamentos de funcionários e medicamentos. Precisamos cumprir essas exigências”, explicou Bebeto.

Segundo o presidente, sem o auxílio dos municípios e comunidade, os serviços oferecidos seriam inviáveis. “Nossa estrutura é de 1948, com 77 anos. A manutenção é recorrente e sem a parceria com a Prefeitura de Palmares e Capivari, as emendas dos deputados, das indicações dos vereadores e o apoio da comunidade seria impossível manter o Hospital aberto”, disse.

Dutra também falou sobre “despesas desagradáveis” enfrentadas nos últimos anos. “Alguns ex-funcionários que trabalharam conosco ingressaram na Justiça do Trabalho cobrando indenização trabalhista do Hospital. É bom deixar claro que seguimos a Lei rigorosamente, tudo dentro das normas e direitos dos funcionários. Uma ex-funcionária, por exemplo, está cobrando R$ 99 mil de nós. É uma ação sem fundamento, mas sabemos que a Justiça do Trabalho sempre acha uma brecha para favorecer o empregado”, desabafou.

Novos investimentos

Projetando a nova gestão dos próximos dois anos, Roberto detalhou alguns investimentos que serão iniciados no Hospital. Um deles, já com o projeto pronto e aprovado e os recursos em caixa, é a reestruturação de toda rede elétrica. O processo de contratação da empresa responsável deve iniciar nas próximas semanas.

Outra obra que será realizada é a reforma de cinco quartos através do programa Avançar Saúde, do Governo do Estado. “As portas de acesso a esses leitos possuem 60cm, não passando nem uma cadeira de rodas. Vamos melhorar essa estrutura”, comentou. Uma das prioridades será a ampliação da Urgência e Emergência. “Hoje nós temos apenas um leito na Urgência e Emergência. E isso está inviável. O objetivo é dobrar o espaço existente. O projeto já está pronto”.

Nota Fiscal Gaúcha e conta de luz

A nova Diretoria também irá reforçar a divulgação dos programas Nota Fiscal Gaúcha e a contribuição dos munícipes através da conta de luz da CEEE Equatorial. “São ações que toda a comunidade pode ajudar o Hospital. Basta se cadastrar na Nota Fiscal e fazer a indicação à uma instituição de saúde, que vamos receber recursos do Estado. Na conta de luz, o contribuinte pode destinar qualquer valor que será acrescentado na conta e repassado ao Hospital. Hoje, por exemplo, possuímos 200 pessoas que contribuem com R$ 1 real na conta. Quando essa iniciativa foi criada, há muitos anos, isso era dinheiro. Então precisamos realizar um trabalho de reformulação deste programa junto as pessoas e tentar sensibilizá-las de aumentar um pouco essa contribuição”, explicou o presidente.

Contrato com a Prefeitura de Palmares

Após a eleição, Bebeto comentou sobre o contrato com a Prefeitura de Palmares. “A antiga administração deixou no orçamento o repasse de R$ 1,5 milhão ao ano para o Hospital. Em uma primeira conversa com o atual prefeito Regis Bauermann, ele explicou que será difícil aumentar esse repasse. Vamos ver o que conseguimos pleitear junto ao governo”.

Presidente: Roberto Hirtz Dutra
Vice Presidente: Telmo M. de Freitas
Tesoureiro: Nilson Roberto Schaich
2º Tesoureiro: João Jesus B. Martins
Secretária: Milka Salerno Santos
2º Secretário: Ana Marques da Fonseca

Conselho Consultivo
Ademir Sonálio Fernandes
Claudemiro Ferraz de Barros
Airton Fonseca de Azevedo
Nivalcir Farias Rocha

Conselho Fiscal
Elton Luiz Osório
José Carlos Gomes Dias
Cesar Martins Silveira
Alex Ferreira Cunha

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