Marco Antonio Monteiro Cardoso recebeu a reportagem do Integração em seu gabinete, nesta semana, para uma conversa sobre os primeiros 15 dias do seu quinto mandato como prefeito em Capivari do Sul.
Entre os desafios e as demandas iniciais da administração, Marco destacou o empenho e foco na área da saúde com a organização dos trabalhos e futuros investimentos na área.
“A saúde por si só já é uma meta em qualquer gestão pela sua importância na prestação de serviços à população. Mas ela se tornou nossa prioridade neste primeiro momento quando, ainda na campanha, conversamos com os moradores e observamos que necessitaria de uma atenção especial. Visitei todas a Unidades de Saúde para uma análise da estrutura e futuras melhorias que devem ser feitas”, comentou.
Além das questões físicas, importantes ações administrativas também ganham a atenção do governo. “Já encaminhamos a Câmara projetos para a contratação de mais um médico para a Estratégia Saúde da Família, de um psiquiatra, onde estamos sem neste momento devido a desistência dos candidatos do Concurso Público, e também regulamentar a questão das horas extras dos motoristas da saúde em 100%, que precisam ter a sua valorização conforme pede a Lei”, explicou.
Os dois projetos foram aprovados pelo Legislativo em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15.
A Secretária de Saúde Fabiana Costa disse que a equipe de trabalho está organizando todas as demandas relacionadas a área. “Estamos ainda na fase de organização para poder ter a real dimensão de exames e consultas represadas para poder acelerar esse processo o mais rápido possível. Estamos organizando as equipes do Pronto Atendimento e da ESF também”, destacou Fabiana.
Outro ponto importante informado pela Secretária à reportagem do Integração é que a nova empresa responsável pelos atendimentos no PA inicia na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro.
Educação e preparação para o Rodeio
A educação, outra prioridade, também está sendo assistida. “Vamos visitar todas as escolas para acompanhar as demandas físicas de cada uma. O tempo é curto, pois em fevereiro já tem o início das aulas, mas a equipe formada pela Secretária de Educação está ciente de todos os desafios e melhorias a serem feitas nos espaços físicos e administrativos”, lembrou Marco.
Na Secretaria de Infraestrutura e Ordenamento Urbano, sob a responsabilidade do prefeito, a prioridade dos primeiros dias foi o corte de grama na cidade e a preparação do Parque de Eventos para o Rodeio, que acontece neste final de semana. As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente, coordenada pelo vice-prefeito Reginaldo Barbosa.
Principal desafio
Apesar da vasta experiência na administração pública, Marco disse que seu principal desafio neste início de gestão é o setor de compras. “Fiquei afastado apenas três anos, mas o suficiente para que algumas mudanças na estrutura da administração ocorresse. Com a nova Lei de Licitações, o processo de contratação mudou muito. São muitos detalhes que precisamos prestar atenção e seguir todo um processo, o que muitas vezes acaba levando algum tempo. No Parque de Eventos, por exemplo, precisávamos reparar algumas questões hidráulicas e elétricas para o Rodeio, o que acabou atrasando os serviços. Mas essa é a Lei e devemos cumpri-la e nossos servidores são capacitados e preparados para isso, bem como toda nossa equipe”, disse o prefeito.
Novos investimentos e Expofeira 2025
A próxima obra que deve iniciar em Capivari do Sul será a construção do palco, vestuários e banheiros no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal.
As melhorias serão realizadas através do programa Avançar Esporte, do Governo do Estado, onde o município foi contemplado com o valor de R$ 500 mil. “Haverá uma contrapartida de R$ 250 mil e nossa expectativa é que essa obra esteja pronta para a Expofeira deste ano. É o que pretendemos, mas sabemos de todo o processo burocrático para isso”, disse.
Por falar em Expofeira, o atual prefeito confirmou a data do evento neste ano. “A Expofeira irá ocorrer de 5 a 8 de junho. A data está confirmada, onde decidimos junto a Agepame para que as empresas possam começar a se organizar. Tão logo passe o Rodeio, vamos começar a trabalhar as outras questões envolvendo a feira”, completou.
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI