Conecte com a gente!

Geral

Previsão do tempo: vento irá ditar o comportamento da Lagoa dos Patos e do Rio Palmares durante a semana

Publicado

em

Rio Palmares voltou a subir nesta segunda-feira com vento sul - Foto: Integração

A chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul nesta semana irá provocar mais chuva e frio em todas as regiões. Mas, o que mais preocupa será o vento que soprará forte do quadrante sul a partir de sexta-feira, podendo chegar a 90km/h na Lagoa dos Patos. Isso fará que os níveis da Lagoa, do Guaíba e do Rio Palmares voltem a subir.

Vento mais favorável ao escoamento das águas é esperado no meio desta semana, especialmente na quarta que terá vento do quadrante Norte mais forte.

Na quarta, uma frente fria se organiza no Oeste e no Sul gaúcho com chuva ao longo do dia e que será moderada a forte em muitos municípios destas regiões. Da tarde para a noite, a frente avança com chuva em alguns setores do Noroeste e do centro do estado. No Norte e no Nordeste gaúcho, a quarta é de tempo firme o sol aparece, disparando a temperatura com ingresso de ar quente que trará calor e abafamento. Porto Alegre terá entre 15ºC e 29ºC. O vento do quadrante Norte na Lagoa dos Patos favorece o recuo do Guaíba, mas aumenta o nível da Lagoa dos Patos no Sul do estado.

Na quinta-feira, a frente avança com chuva principalmente do Centro para o Norte do estado. Chove forte em alguns momentos em muitas cidades destas regiões e com trovoadas, não se descartando temporais isolados, incluindo Porto Alegre. No extremo Sul, na fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana, o tempo melhora. Capital terá entre 17ºC e 21ºC.

Na sexta, a circulação de umidade da área de baixa pressão com ingresso de ar frio de origem polar traz muitas nuvens, chuva, garoa e vento moderado a forte com queda acentuada da temperatura e muito baixa sensação térmica na maioria das regiões gaúchas. A chuva pode ser localmente forte. As rajadas de vento podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste do estado com risco de cortes de energia e queda de árvores. O nível do Guaíba deve ter forte alta. Capital deve registrar entre 10ºC e 17ºC com a temperatura caindo ao longo do dia.

No sábado, ar mais seco e de alta pressão de origem polar afasta a instabilidade e o sol predomina no Rio Grande do Sul, porém com frio intenso em dia que será típico do auge do inverno. O campo de vento forte se afasta para o oceano, mas ainda podem ocorrer rajadas esporádicas durante o dia à medida que ingressa ar mais frio de origem polar, o que vai manter o Guaíba subindo ao menos em parte do dia. Porto Alegre terá entre 6ºC e 13ºC em sábado gelado.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.