Conecte com a gente!

Geral

Fortes chuvas e mudança no vento agrava risco de cheia no Rio Palmares

Publicado

em

Nível do Rio Palmares subiu na última quinta-feira com o vento do quadrante sul - Foto: Integração

A chegada de uma forte massa de ar polar nesta segunda-feira, acompanhada do vento sul, deixa cidades próximas a Lagoa dos Patos em alerta. Isso inclui o município de Palmares do Sul, que na última quinta-feira viu o nível do Rio Palmares subir rapidamente justamente quando o vento soprou desta direção.

A água avançou pelos bairros Pontão, Porto, Paraíso, Agreste e São José e em muitos locais ainda não baixou. Na avenida Palmares, houve registro de alagamentos também no Centro, com recuo na sexta e novamente acúmulo de água neste domingo. A forte chuva que cai na região desde a sexta-feira agrava o cenário.

Segundo o Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a previsão é que o vento sul mais intenso pode chegar a 50 km/h na Lagoa dos Patos na segunda e terça-feira o que, inevitavelmente, fará com que o nível do Rio Palmares suba novamente. No Lago Guaíba, por exemplo, a projeção é que o pico de 5,35 metros alcançado nesta cheia no último domingo, dia 5, seja superado desta vez em 5,50m.

No fim da tarde deste sábado, dia 11, o prefeito Mauricio Muniz atualizou as informações em em comunicado oficial pedindo que os moradores que ainda não deixaram as áreas de risco saem de suas casas. “Quem poder tirar suas coisas e sair desses bairros, façam. Não deixem para a última hora”, disse o prefeito.

Há dois abrigos oficiais do município: Abrigo 1, na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, n° 741 – Centro, e Abrigo 2, na Av. Álvaro Alves Camargo, nº 1643.

 

Quer receber as notícias do Integração em seu celular?

Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI



Copyright © 2021 Jornal Integração.