A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o final de semana e que vem causando estragos e mortes já passa dos 600 milímetros em alguns regiões. Em Capivari do Sul, conforme o escritório da Emater/Ascar, a precipitação chegou a 320mm desde a segunda-feira, dia 29, até a manhã desta quinta. Somando os 50mm que caiu no sábado, 27, a chuva supera os 350mm em cinco dias.
Para se ter uma ideia da quantidade de água, de 1º de janeiro até 02 de maio foram 720mm em Capivari do Sul (confira a tabela abaixo). Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Ordenamento Urbano, a Estrada das Barrocadas (ERS 474) foi interditada nesta tarde. Há sinalização na entrada da via na ERS 040. A Estrada dos Trilhos (Rancho Velho) está em meia pista. Na área urbana, nenhum problema foi constatado até o momento. As aulas na rede municipal para esta sexta-feira foram suspensas. “Estamos atentos para em caso de necessidade agir”, disse o prefeito Leandro Monteiro.
Há pontos de alagamentos ainda no Beco do Guará, no Túnel Verde, e na Rua Manoel Fernandes, que liga a Costa da Lagoa no distrito de Santa Rosa.
Em Palmares do Sul, o Executivo informou que desde a segunda-feira foram computados 318mm. Nesta manhã, em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Mauricio Muniz e o vice Gilmar Souza, Coordenador da Defesa Civil, anunciaram o bloqueio da Estrada da Casa Velha. “Por precaução, decimos interditar a via para a passagem de veículos. Há uma ponte em que a água está passando por cima já, e estamos com medo que haja uma ruptura. No Bacopari, no momento não há acesso a comunidade do Limoeiro. Estamos monitorando as demais estradas do interior. Quanto ao Rio Palmares, ele está cheio, mas sob controle. Se o vento não virar para o sul, não haverá maiores problemas. Estamos atentos”, disse Gilmar Souza, que informou, ainda, que está em deslocamento para a estrada da Granja Vargas para avaliar a situação da via.
Na Estrada da Cavalhada, no distrito de Bacopari, há trechos intransitáveis devido ao acúmulo de água. Um dos pontos críticos é próximo ao Salão Quilombola. Na manhã desta quinta, um ônibus tentou cruzar uma parte da estrada que estava submersa e acabou caindo em um buraco. Segundo a subprefeita do distrito Marilucia Silva, há problemas no Beco Paroquial e Travessa Bacopari. “O maquinário da prefeitura já está na Cavalhada-Limoeiro para auxiliar na liberação da estrada”, disse.
No Frei Sebastião, no Beco do Manoel, a estrada também está coberta pela água.
Em Balneário Quintão, segundo apurou o Integração com a subprefeitura, não há grandes problemas em decorrência da chuva.
Fotos: Colaboração Jornal Integração
Quer receber as notícias do Integração em seu celular?
Siga o canal no whatsapp – CLIQUE AQUI
Facebook – CLIQUE AQUI
Instagram – CLIQUE AQUI