Conecte com a gente!

Litoral

Governador inaugura Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe em Imbé

Unidade será referência regional para 11 municípios do Litoral, incluindo Capivari e Palmares

Publicado

em

Equipe multidisciplinar realizará atendimento com foco em desenvolvimento pessoal e inclusão de pessoas com TEA - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária da Saúde, Arita Bergmann, inaugurou no sábado (16/12), em Imbé, o novo Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do Programa TEAcolhe. O local atenderá por mês, pelo menos, 150 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o 23° CAS inaugurado desde setembro pelo programa, por meio de edital da Secretaria da Saúde (SES), que repassa R$ 70 mil mensais a cada unidade nos municípios para custear os atendimentos especializados.

Em Imbé, uma equipe multidisciplinar de profissionais realizará atendimento com foco no desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania e apoio às famílias. A unidade será referência regional para 11 municípios do Litoral: Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Imbé, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares e Tramandaí.

A rede do Programa TEAcolhe no Estado é composta, atualmente, por cinco Centros Macrorregionais de Referência em TEA, 30 Centros Regionais de Referência em TEA e os 23 CAS. Há previsão de abertura de novo edital para complementar esta rede, com mais dois centros na macrorregião metropolitana e um para a macro sul, além de sete novos CAS. Na solenidade em Imbé, Arita também anunciou que o governador autorizou, para o próximo ano, o planejamento para dobrar o número inicialmente previsto de 30 CAS, chegando ao total de 60 unidades do tipo.
Para acessar os serviços do CAS TEAcolhe, as famílias devem procurar as unidades básicas de saúde dos municípios, que cadastram os solicitantes no sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) para avaliação especializada. Cada CAS vai atender, pelo menos, 150 usuários, com no mínimo 1,2 mil atendimentos por mês.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.