Conecte com a gente!

Litoral

Mostardas: Fórum debateu políticas públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades

Publicado

em

Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH - Mostardas (Foto: Matheus Vieira)

Mostardas foi sede, nesta terça-feira, dia 18, do 185º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. Com o lema “Construção de uma cultura de acessibilidade universal e reconhecimento político da diversidade humana no Rio Grande do Sul”, ao longo do dia estiveram reunidos na Câmara de Vereadores gestores das Políticas Públicas, entidades representativas das pessoas com deficiência e das pessoas com altas habilidades da região, e lideranças políticas e sociais.

Na abertura, o presidente da FADERS Acessibilidade e Inclusão, Marquinho Lang, destacou trabalhos feitos pela fundação na articulação das políticas públicas para as pessoas com deficiência, como o passe livre interestadual e a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (Ciptea).

Enquanto pessoa com deficiência física – acidentou-se no início dos anos 90, quando era bombeiro militar e ficou paraplégico -, Lang também deu testemunho sobre as dificuldades de conviver com a falta de acessibilidade. De acordo com o presidente da FADERS, o mais difícil não é enfrentar as barreiras arquitetônicas, mas sim contar com a compreensão da sociedade.

“Um prédio, uma rampa, são de cimento, são frias, e sempre poderá haver um jeito de conseguir se adaptar. O mais difícil é a barreira atitudinal, das pessoas, que olham a pessoa com deficiência como alguém que está atrapalhando. Temos que nos ajudar, a sociedade precisa fazer sua parte, o poder público precisa fazer sua parte, a rede tem que funcionar para sermos mais acessíveis e inclusivos. Somos muito mais fortes se estivermos unidos”, incentivou.

Após a Mesa de Abertura, foi realizado o painel “Direitos Humanos, Políticas Públicas, CIPTEA, Passe Livre: por uma cultura de acessibilidade universal”, ministrado pela coordenadora de Direitos e Política Públicas da FADERS, Idilia Fernandes, e pela coordenadora de Pesquisa da FADERS, Aline Monteiro. Na sequência, houve um debate sobre o Painel e a apresentação de questões norteadoras para a construção propositiva de ações e encaminhamentos diante das reais demandas municipais e regionais.

À tarde, os inscritos ainda participaram de duas mesas redondas. A primeira, com a análise de demandas do território, diagnóstico social da realidade, propostas para solução dos problemas de barreiras arquitetônicas e atitudinais. A segunda, com a síntese das demandas com as propostas formuladas, mapeamento dos locais a serem referência para a busca das soluções e encaminhamentos em geral.

Estiveram presentes o prefeito de Mostardas, Moisés Pedone; o prefeito de Capivari do Sul, Leandro Monteiro; o vereador de Mostardas, Jorge Amaro; a vereadora de Tavares, Raque Terra; o diretor de Assistênca Social de São José do Norte, Samuel Santos; secretários de Mostardas Rafaele Machado (Educação), Gislaine Chaves (Assistência Social), Sergio Costa (Turismo e Cultura), Sidnei Amaral (Finanças); representantes das APAEs de Tavares, Mostardas e São José do Norte, Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Conselhos Tutelares, entre outros.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.