Conecte com a gente!

Litoral

Fórum Estadual da Política Pública para PcD e PcAH acontece nesta terça em Mostardas

Publicado

em

O município de Mostardas recebe nesta terça-feira, dia 18 de abril, o Fórum Estadual Permanente da Política Pública para a Pessoa com Deficiência e a Pessoa com Altas Habilidades. Com o título “Construção de uma cultura de acessibilidade universal e reconhecimento político da diversidade humana no estado do RS”, o fórum ocorrerá na Câmara de Vereadores e reunirá também agentes públicos e entidades de São José do Norte, Tavares, Palmares do Sul e Capivari do Sul.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de forma online (clique aqui) ou no local antes do início do evento.

Confira a programação:

8h30 Credenciamento

9h Mesa de abertura: Representantes do Município de Mostardas, FADERS e Entidades representativas das pessoas com deficiência e altas habilidades.

9h30 Painel: Direitos Humanos, Políticas Públicas, CIPTEA, Passe Livre: por uma cultura de acessibilidade universal – Idilia Fernandes (Coordenadora de Direitos e Política Públicas da FADERS) e Aline Monteiro (Coordenadora de Pesquisa da FADERS).

11h Roda de Conversa: debates sobre o Painel e apresentação de Questões Norteadoras para estruturar o debate e a construção propositiva de ações e encaminhamentos diante das reais demandas municipais e regionais.

12h Almoço Social

13h30 Mesa Redonda 1: análise de demandas do território, diagnóstico social da realidade, propostas para solução dos problemas de barreiras arquitetônicas e atitudinais. Quais são as secretarias que estão com problemas de acesso de qualidade aos seus serviços? Quem são os gestores e gestoras que respondem pelas demandas desassistidas? Como cada parte (governamental e não governamental) pode contribuir para a construção de acessibilidade universal no município? Em quanto tempo? Com quais ações? Com que parceiros? É possível articular no município as demandas das pessoas com deficiência e altas habilidades com as de outros segmentos sociais (idosos, crianças, povos etnicamente discriminados, população LGBTQIA+, população em situação de rua, indígenas, quilombolas)?

15h30 Mesa Redonda 2 Síntese das Demandas com as propostas formuladas, mapeamento dos locais a serem referência para a busca das soluções e encaminhamentos em geral. (Relatoria do município que deverá documentar essa síntese por escrito).

17h Encerramento/ Momento Cultural

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.