No dia 22 de março, no auditório do Sindicato Rural de Palmares do Sul, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Gravataí (que é referência para Palmares do Sul – região dos Bons Ventos) realizou uma reunião com profissionais da área da saúde do município de Palmares do Sul, com a finalidade de capacitação.
Aproximadamente cinquenta servidores da Secretaria de Saúde participaram, incluindo o pessoal da CIPA do Hospital São José, na qual foi tratado, especialmente, a importância de registrar todas as violências e notificações que cheguem às emergências e às unidades.
“Lembrando que a notificação não precisa ser feita exclusivamente pelo enfermeiro ou pelo pessoal da enfermagem. Até o próprio administrativo pode realizar esta notificação. Existe uma meta do Ministério da Saúde para notificação, que são quarenta ao ano. Por vezes acabamos não atingindo porque na correria do serviço o pessoal acaba não fazendo a notificação de forma correta. Esse treinamento ocorreu justamente para que o próprio CEREST viesse e explicasse para o pessoal como essas notificações são utilizadas para dados epidemiológicos e dados de gestão, para que possamos montar ações naquele local que está necessitando. Muitas vezes somos questionados por que existe a parte burocrática na Saúde, como esta parte da notificação, por exemplo, mas ela existe justamente para termos dados a fim de montar estratégias e ações”, explica a secretária Juliana Gasso.