Quando pensamos no futuro de nossa sociedade o que é a primeira coisa que vem na sua cabeça? Na minha e talvez na maioria das pessoas, são as crianças e jovens. Isso por que são eles que terão a responsabilidade de transformar o mundo em lugar melhor, seja na proliferação do amor, bondade, bons costumes, na preservação do meio ambiente e tudo mais. Por isso a importância da família e dos professores em transformar nossos jovens em futuros adultos responsáveis.
Baseado nessa explanação, algumas pessoas da nossa comunidade estão fazendo a sua parte para que isso aconteça. Mas, nos dias atuais, onde sabemos que a maioria das pessoas possuem dificuldades em relação a sua vida financeira, de saúde e principalmente, de tempo, o que leva um aposentado de 78 anos, um empreendedor de 42 e um jovem de 29 a se dedicar em oferecer oportunidades as crianças e jovens? Luiz Antônio Pacheco, Rodrigo Marques da Rosa e Higor Gomes respondem para nós.
Há 13 anos com sua Escolinha de Futebol em Balneário Quintão, Palmares do Sul, seu Pachequinho, como é conhecido, mantém seu projeto firme e forte com os jovens da comunidade. “Somos carentes de oportunidades em todas as áreas da sociedade. No esporte também. E por isso resolvi dedicar um pouco do meu tempo a essa garotada de Quintão que a cada ano vem me dando mais orgulho. Fui jogador profissional por 12 anos, assim como meu pai. Então está no sangue trabalhar com futebol. Poder contribuir de alguma maneira com o crescimento deles é muito bom”, comentou Pacheco.
A sua Escolinha completou 13 anos no dia 7 deste mês. “Realizamos nossos treinos todas as terças, quintas e sábados no campo municipal, das 15 às 17 horas, reunindo 40 alunos de 7 à 15 anos. Além disso, também temos a nossa escolinha feminina”, comentou o Professor, destacando que os trabalhos realizados vem dando resultados. “Já tivemos inúmeros alunos que fizeram testes em grandes clubes e tiveram sucesso. O mais recente é o Iago Negreiros, da sub-14, que fez um teste no Grêmio, passou e irá se apresentar em fevereiro de 2023. Ele está com nós desde os seus 7 anos de idade”, ressaltou.
Pacheco ainda agradeceu ao comércio local que dá suporte para que o projeto siga em frente. “Agradeço a todos que contribuem de uma forma ou outra. Tudo o que fizemos aqui é de coração”, completou.
No distrito da Santa Rosa, em Capivari do Sul, Rodrigo Marques da Rosa comanda uma turma de 30 alunos de 12 a 15 anos no Ginásio Municipal com treinos aos sábados pela manhã. “Quando eu ganhei a licitação para explorar o Ginásio, a minha promessa era de criar uma escolinha na Santa Rosa para beneficiar crianças de todo o município e cidades vizinhas. Nosso trabalho é totalmente gratuito para quantos jovens quiserem participar. Conto com o apoio de Izael Malta, que está comandando os treinamentos devido a problemas de saúde que estou enfrentando no momento”, disse Rodrigo.
Segundo ele, nada seria possível sem a parceria das empresas locais. “Hoje temos o apoio de várias empresas, como a Agromix, Mercado União, Mecânica do Serginho, Golfe Agromix, FM Canquerine, que doou R$ 1.200,00 durante dois meses para serem gastos com o professor de educação física, Igor da Sapolândia, que doou um novo uniforme, Made Aguiar, Cal Freitas da Granja Vargas. Hoje possuímos fardamento, coletes e bolas, tudo devido ao apoio destas empresas que acreditam em nosso projeto”, concluiu.
O jovem professor de educação física Higor Gomes, da Upgrade Energy, irá aproveitar as férias da Escolinha de Capivari do Sul para oferecer aos jovens um programa voltado a preparação física e e futebol. Ao lado de Izael Malta, ele comandará uma turma de 12 à 15 anos no próximo verão. “Vamos fazer um trabalho físico e técnico com os alunos. No próximo dia 20 iremos divulgar mais detalhes, como a ficha de inscrição. Será totalmente gratuito. Nosso objetivo é aprimorar junto aos alunos as funções táticas e posicionamento. Iremos usar o campo de Capivari e também o do Nelson Cassola, em Palmares. Vamos conversar com pessoas que podem nos ajudar com a aquisição de materiais”, disse Higor.
Para Gomes, o seu novo projeto nada mais é que uma retribuição do que foi feito por ele quando jovem. “Fizeram isso por mim lá atrás e poder repassar isso para os jovens é gratificante. Mostrar dentro do mundo futebol que devemos ter educação, disciplina, saber ganhar e perder, lidar com as frustrações, ter dedicação. Essa nova geração vem muito forte com um talento incrível e vamos tentar agregar o máximo”, completou Higor.