Conecte com a gente!

Capivari do Sul

Capivari promove atividades alusivas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Nos dias 10 e 12 de maio, a prefeitura municipal de Capivari do Sul ofertou aos educadores da rede municipal e estadual de ensino, nos espaços de planejamento dos professores, uma formação sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A atividade teve como objetivo principal informar os educadores sobre a dinâmica das situações de abusos que, segundo as pesquisas referente ao assunto, na maioria dos casos os abusadores são pessoas muito próximas da vítima e geralmente são muito amáveis e solícitos, colocando-se acima de qualquer suspeita.

É importante que os professores fiquem atentos a alguns sinais e sintomas que poderão ser indicativos de que um aluno possa estar sendo vítima de abuso, tais como: distúrbios do sono e do apetite; agressividade, baixa autoestima, isolamento social, dificuldade de aprendizagem e de concentração, comportamento autodestrutivo, medo, ansiedade, depressão, hostilidade em relação a determinadas pessoas.

É preciso observar principalmente as mudanças repentinas de comportamento. Também fora informado ao grupo sobre o fluxo e a rede de acolhimento e atendimento no município à criança e adolescente vítima de violência sexual. É de fundamental importância que o Conselho Tutelar seja informado do ocorrido, que seja feito o registro na Delegacia de Polícia. Após o registro da denúncia esta criança ou adolescente será ouvido através de uma escuta qualificada que o Conselho Tutelar é o responsável pelo agendamento. O atendimento psicológico a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual é realizado no CRAS.

Na sequência das atividades alusivas ao 18 de maio, no dia 24, profissionais da área da psicologia trabalharam com alunos da Educação Infantil, Pré I e Pré II, o vídeo “Pipo e Fifi” para bebês, que aborda de forma adequada para esta faixa etária sobre as diferenças anatômicas entre menino e menina e que, nessas partes do corpo, somente as pessoas que auxiliam a criança no banho é que podem tocá-las.

A ação foi uma iniciativa do PSE (Programa Saúde na Escola) e viabilizada numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e da Saúde e Assistência Social do município. A mesma foi planejada, organizada e executada pela equipe do CRAS e profissionais da Equipe Multiprofissional.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.