Conecte com a gente!

Capivari do Sul

“O desafio é desempenhar o papel de líder do Legislativo com responsabilidade e senso de justiça”

Publicado

em

Eleita pela primeira vez vereadora em Capivari do Sul nas eleições de 2020, Cristina Bueno (PDT) conta em entrevista ao Jornal Integração os desafios e objetivos ao longo deste ano na presidência do Legislativo

Você está em seu primeiro mandato como vereadora em Capivari e tem a oportunidade, logo no segundo ano de legislatura, de comandar a Câmara. Como encara esse desafio? Era um dos seus objetivos?
Encaro como todas as oportunidades que já recebi na minha vida. Desempenhar com responsabilidade e senso de justiça. Não era um objetivo, mas fico honrada em receber esta confiança dos meus colegas, e quero levar pra vida todo conhecimento e aprendizado que a presidência vem me proporcionando.

Quais os benefícios e as dificuldades de ser a presidente do Legislativo?
Os benefícios ainda não vivenciei, mas as dificuldades já estou encarando de frente. Com um plenário recheado de posicionamentos fortes e opiniões tão divergentes, a presidência precisa ser firme e observadora, pra conseguir manter o diálogo e boa convivência entre todos.

Na última eleição a Câmara de Vereadores foi renovada em mais de 50%. Como você avalia a atual bancada de vereadores e como pretende conduzir os trabalhos?
Eu vejo duas bancadas fortes e determinadas a fazer diferença. Cada um com seu propósito e sua maneira de legislar, mas na maioria das vezes lutando pelo bem dos munícipes.

Tem algum projeto que gostaria de colocar em prática como vereador e/ou presidente?
Como presidente gostaria de concretizar a implantação de novos colaboradores, de preferência estagiários, ao quadro já existente. Principalmente na área administrativa, já que temos somente uma assessora que desempenha múltiplos papéis dentro da câmara, e acaba sobrecarregada demais para desempenhar seu papel principal. Como vereadora costumo, desde o inicio, trabalhar junto ao Executivo, assim como toda nossa bancada da situação, atuando no planejamento do plano de trabalho da atual administração. A causa animal foi meu 1º desafio, e já no primeiro ano consegui buscar emenda para fomentar o plano de trabalho desenvolvido para essa área. Com isso, conseguimos aumentar de forma significativa o valor destinado a esse fim. Para esse ano, o objetivo maior é ver outro projeto sendo executado, a construção da pedovia ligando a Av. Portugal até a rotatória Nenê Bochinha.

Dois anos se passaram após o início da pandemia da covid-19, mas ainda necessitamos de alguns cuidados. O que pode ser feito, de modo político, para que nossa rotina volte o mais rápido a normalidade?
Nesse âmbito o que nos cabe é seguir os protocolos maiorais, que são aqueles vindos do âmbito estadual e federal. E incentivando cada vez mais que as pessoas façam a vacina, só assim voltaremos a normalidade.

Nos últimos anos vimos crescer a polarização entre esquerda x direita, onde praticamente todos os assuntos foram politizados. Como você enxerga o atual momento político brasileiro?
Infelizmente a disputa por poder torna a política um campo extremamente agressivo e até de falta de respeito. A “disputa de beleza” faz o plenário (trazendo pra nossa realidade) virar um verdadeiro palco de teatro, onde os atores querem mostrar seu talento ao público. Inclusive, na minha fala, eu disse isso na última sessão.

Consideração final.
Considerando tudo isso, penso que mesmo na polarização o maior objetivo a ser alcançado, que é o bem dos munícipes, deve continuar sempre sendo prioridade e principalmente objetivo comum entre os grupos.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.