As constantes faltas de energia elétrica em Capivari do Sul vem fazendo com que as autoridades municipais se mobilizem em busca de respostas e soluções junto ao Grupo Equatorial, responsável pelo fornecimento na região. O último registro de queda na energia foi registrado na noite de domingo, dia 6, após uma leve chuva que durou cerca de cinco minutos. Além disso, a comunidade vem mostrando insatisfação com o serviço.
Morador de Capivari há seis anos, Gabriel Martins perdeu a conta de quantas reuniões importantes perdeu devido a falta de luz. “Perdi a conta, durante a pandemia, de quantas reuniões importantes eu perdi ou foram cortadas ao meio pela falta de energia elétrica. Mas o absurdo é que isso acontece somente com metade da cidade. Fazem seis anos que eu moro aqui e fazem seis anos que isso acontece. A chuva está em Caxias do Sul e aqui, na metade da cidade, já estamos sem energia. E ninguém toma providência alguma”, comentou. Gabriel aproveitou e cobrou as autoridades.
“Aproveitem que é ano eleitoral e acionem seus deputados, que em alguns dias estarão aqui nas nossas portas pedindo votos, pra se resolva essa situação. Se juntem todos pelo bem comum, e façam uma indicação junto à CEEE para que isso se resolva, mas é necessário que algo seja feito. É uma vergonha isso, se chover três dias sem parar, vamos ficar três dias sem energia elétrica”, disse.
O proprietário da Don Benício Pizza Delivery, Mauricio Souza, vem utilizando bastante o gerador emprestado de um amigo. “Tenho um amigo no município que tem e acabou me emprestando há alguns dias. Nesse período acabamos usando seguidamente. Por sorte no domingo ainda estava com ele”, relatou.
O vereador Geovane Silveira, líder da bancada do PDT na Câmara, informou que o representante do Grupo Equatorial estará em Capivari para tratar de assuntos referente a obra de pavimentação nas avenidas Quilombo e Brasil e, aproveitando a visita, o problema das constantes faltas de luz será colocado em pauta. “O Grupo Equatorial tem um representante da região, e este estará em Capivari nos próximos dias, a depender da sua agenda. Fiz contato telefônico com ele relatando o problema, e vamos aproveitar a oportunidade para cobrar explicações e soluções. Já protocolei na Câmara um pedido de informação para ser enviado a empresa, o que ocorrerá após o retorno dos trabalhos no Legislativo, pois ainda precisa passar pela Casa”, disse Geovane.
Em reunião realizada nesta semana, a bancada do PSDB, Cidadania e PP esteve reunida para tratar, entre outros temas, o problema que se tornou rotina no município. “Decidimos marcar uma audiência com o Diretor da Equatorial para tratar sobre o assunto e buscar soluções para esses problemas que vem acontecendo”, comentou a vereadora Elis Bueno.