Pescadoras de Tavares e Mostardas que são atendidas pela Emater/RS-Ascar participaram, nesta quarta-feira (10/11), de um encontro para tratar sobre o protagonismo feminino. O evento foi realizado pelo ICMBIO do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e os escritórios da Emater/RS-Ascar de Mostardas e Tavares, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Segundo a extensionista da Instituição em Mostardas, Caroline Souza de Quadros, o encontro foi adiado em função da pandemia, mas agora pode ser retomado respeitando os protocolos sanitários.
A abertura do evento foi realizada pela manhã, seguida de palestra sobre as mulheres na pesca, que foi feita pela doutoranda do PPGEA da Furg, Liza Bilhalva, enquanto a pescadora artesanal e coordenadora do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP/RS, Viviane Machado, falou sobre o protagonismo das pescadoras. Durante a tarde, a Emater/RS-Ascar promoveu uma dinâmica participativa em grupo com o objetivo de tratar sobre esforço de pesca, controles de entrada e saída, as normas existentes e a participação das mulheres nestes processos.
Caroline explica que o encontro foi realizado para proporcionar às pescadoras um momento de debate sobre o papel da mulher na pesca e a importância dele, refletir sobre a invisibilidade do trabalho feminino, a importância do reconhecimento e a relevância de ter a presença e participação delas em espaços representativos, pois estes acabam sendo locais com predominância masculina.