Conecte com a gente!

Litoral

Emater/Ascar realiza inspeção de pulverizadores em Capivari e Palmares

Publicado

em

A Emater/RS-Ascar está realizando uma ação importante de inspeção de pulverizadores em 12 municípios da Região Metropolitana, que inclui visitação em 24 propriedades rurais. Essa ação está inserida no planejamento de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A inspeção é realizada na Região Metropolitana nos municípios de Capivari do Sul, Glorinha, Gravataí, Maquiné, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Portão, Sertão Santana, Triunfo, Viamão e Camaquã.

As inspeções são realizadas com o objetivo de qualificar os processos nas operações de pulverização no manejo de grandes culturas e apresentar novos conceitos e práticas da Tecnologia de Aplicação de Produtos, garantindo que os produtos atinjam tão somente o alvo a que se destinam.

Com esse trabalho é possível evitar problemas de intoxicação e deriva de produtos químicos, melhorar o aproveitamento dos produtos utilizados e qualificar o processo de aplicação de produtos, evitando desperdício.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa, o trabalho não tem a conotação de fiscalização e certificação das máquinas inspecionadas, e sim de orientação aos agricultores sobre o estado de conservação/manutenção dos equipamentos e de como isso influencia na qualidade da aplicação de produtos fitossanitários e na sustentabilidade na produção de alimentos, sendo este serviço essencial à agricultura.

A inspeção é feita a partir da análise de todas as partes do pulverizador, incluindo filtro, depósito, elementos de proteção e segurança. Também são avaliados bicos e pontas, bem como a pressão do equipamento e as informações operacionais. Para fazer esse trabalho, os extensionistas seguem um protocolo técnico de inspeção de pulverizadores de barras, onde constam os critérios de avaliação de diversos itens referentes à pulverização.

Este protocolo está dentro do aplicativo desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, chamado App Pulver. A partir da análise dos dados postados no APP é gerada uma recomendação ao agricultor para melhoria do processo de pulverização. Após a inspeção, os dados são enviados para um banco de dados central que, após a tabulação, serão submetidos a uma análise por estatística descritiva com as demais regiões do Estado.

Em Camaquã foi realizada inspeção técnica na propriedade de Gil Pierre Rocha Martins e foi possível observar que as pontas de pulverização não estavam aspergindo a vazão calibrada para a área, o que causou surpresa em Martins. O extensionista da Emater/RS-Ascar, Emerson Portes, comenta que essa demonstração de método é excelente, pois permite que o agricultor visualize se existe algum problema e assim pode fazer os ajustes necessários para otimizar a aplicação e reduzir custos e danos ambientais.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.