Estão abertas as inscrições para Conexões: aulas de teatro online, da Casullo Produções Artísticas. O projeto, coordenado por Bianca Flôres, é destinado a adolescentes, a partir dos 13 anos, e adultos. Para participar não é necessário ter experiência anterior em teatro.
A Aula experimental gratuita acontecerá na próxima quinta-feira, 11 de junho, das 19h às 20h30 ao vivo através de uma plataforma digital. Para participar do projeto, é necessário uma boa conexão de internet, um computador, not book ou até mesmo o celular. O link de acesso será disponibilizado aos inscritos através do grupo de Whatsapp criado exclusivamente a todos os interessados em conhecer essa nova modalidade de oficinas de teatro. “Nesse dia, faremos algumas atividades com jogos teatrais, dinâmicas corporais e de estímulos a criatividade, para todos que possam vivenciar esta arte no ambiente virtual.”, explica Bianca.
Conexões: Oficinas de Teatro tem como objetivo proporcionar um momento de relaxamento, descontração e diversão em meio à pandemia. Além disso, segundo Bianca, “aprender uma nova atividade e ter a possibilidade de fazer novos amigos, em um ambiente virtual seguro, é fundamental para manter a qualidade da saúde mental”.
Bianca Flôres é formada em teatro através da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e pós graduanda em Arteterapia pela FAVENI. Ministra aulas de teatro desde 2006 a todas as idades e já atuou em diferentes cidades do Rio Grande do Sul.
Os interessados podem falar diretamente com a professora Bianca, através do Whatsapp (51) 993345383.
“O distanciamento social é fundamental neste momento para evitar a proliferação do Covid-19. Mas este distanciamento é físico. Por isso o projeto Conexões é uma excelente oportunidade para se divertir, se redescobrir e fazer novos amigos sem sair de casa”, conclui.
Teatro na rede
Desde que o mundo é mundo, o teatro passou por diferentes transformações (e resistências) para permanecer vivo e ativo na sociedade. Ao longo da história muitas vezes se libertou de moralismos religiosos e políticos. Sempre que era “controlado” por um poder específico, era nas entrelinhas que encontrava meios populares de questionar, provocar reflexão e se libertar. Margot Berthold, em História Mundial do Teatro, afirma que “O teatro pulsa de vida e sempre foi vulnerável às enfermidades da vida. (…) Mas um teatro que movimenta a mente é uma membrana sensível propensa a febre, um organismo vivo. E é assim que ele deve ser.” (BERTHOLD, 2010, pág. XII)
E como organismo vivo, o teatro se mantém ao longo dos séculos se reinventando e ampliando seus meios de transformação. E assim, um novo desafio surge: Como manter as aulas de teatro, ensaios e apresentações em meio a uma pandemia?
Neste momento em que o aconselhável é permanecer em casa para a segurança de todos, muitas atividades tiveram que passar por adaptações para que pudessem seguir ativas. E no caso do teatro não foi diferente.
Se o público não pode ir até o teatro, o teatro vai até a sua casa. Neste contexto, uma diversidade de grupos e escolas de teatro vem se redescobrindo e criando novas possibilidades para manter viva esta arte. Vemos festivais de teatro on-line, lives com leituras dramáticas, espetáculos e bate papos com excelentes artistas, e até oficinas de teatro em diferentes plataformas digitais. Tudo no conforto e segurança da sua casa.
Com isso, segundo Bianca Flôres, a Casullo Produções Artísticas também está adaptando sua metodologia para ingressar neste novo contexto. “Tudo para que possamos estar conectados através do teatro”. E você? Já pensou em fazer uma oficina de teatro online?