Conecte com a gente!

Geral

Futuros soldados da BM passam por testagem do coronavírus antes de iniciar curso de formação

Publicado

em

Sete municípios gaúchos receberam, nesta semana, os alunos para o curso de formação que os habilitará a assumir as funções de soldado da Brigada Militar. Para acolher os 860 novos servidores, foi montado um esquema rigoroso de controle e prevenção do coronavírus. Além da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparação das salas, todos vão passar por testes rápidos que podem detectar a doença. Eles permanecerão nesses locais até concluírem as 1.650 horas de instrução previstas para torná-los aptos a garantir a segurança da população na atividade de policiamento ostensivo.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, garante que as escolas e polos estão prontas para receber os alunos, dos quais cerca de 20% são mulheres. “Haverá curso nas escolas de soldados em Porto Alegre, Osório e Montenegro; na escola de Sargentos, em Santa Maria; e em outros três polos de ensino nos municípios de Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa”, informou. Ele ainda destacou que os polos de ensino foram escolhidos em virtude da excelência atingida na formação recente de turmas de soldados nesses locais, e que as estruturas e rotinas serão adaptadas para garantir a segurança dos alunos e do efetivo envolvido, em virtude da pandemia.

O concurso para a Brigada Militar também costuma atrair centenas de candidatos de outros Estados. Nesta edição não foi diferente. Os sotaques de várias partes do país representam 12% dos alunos. Victor Nascimento de Castro, 25 anos, de Belo Horizonte, destacou a admiração pela Brigada Militar, mesmo não residindo em solo gaúcho. “Eu vim aqui pra dar o meu melhor e ajudar a sociedade”, disse.

O início do curso também representa um incremento importante ao efetivo. Com este chamamento, a Brigada Militar está cumprindo o cronograma do Governo do Estado, sendo esse o primeiro contingente dos três que ingressarão nos próximos anos, somando 1.576 novos servidores. O comandante-geral, coronel Rodrigo Mohr Picon, ressaltou que futuros soldados terão por missão manter a queda nos indicadores de criminalidade no RS. “A BM é uma instituição que completará 183 anos e que, em todo este período, se manteve relevante para o povo gaúcho, sendo essa importância um reflexo da formação de seus homens e mulheres”, afirmou o comandante. Mohr ainda desejou “boas-vindas aos novos soldados e que tenham plena realização como policiais militares”.

Alunos e instrutores são testados para evitar contaminação

Um dos aspectos mais importantes para a segurança da saúde dos novos alunos e dos militares que irão atuar junto às escolas foi garantir, nessa etapa inicial, que não houvesse nenhuma possibilidade de contágio pelo coronavírus. Ao se apresentarem nas escolas, todos os alunos foram avaliados para verificação de sinais e presença de sintomas da Covid-19, antes de seguirem para as atividades iniciais. Equipes de saúde dos hospitais da Brigada Militar de Porto Alegre e Santa Maria estão percorrendo os locais de curso para realizar o teste rápido em todos os envolvidos. Serão oito equipes com quatro profissionais, para atender de forma adequada todo o efetivo de cada localidade.

Nesta quinta-feira (21/5), já foram testados os militares de Santa Maria e Porto Alegre, e o cronograma de testes se estende até a próxima terça-feira (26/5). As atividades de adaptação e instrução somente irão iniciar após todos terem sido avaliados e liberados pelas equipes do quadro de saúde da instituição.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2021 Jornal Integração.