Conecte com a gente!

Litoral

Chuva desta terça-feira superou os 50 milímetros em Capivari e Palmares

Publicado

em

Chuva desta terça-feira foi essencial para a agricultura (Foto: Fernando Dias/Ascom Seapdr)

Muito aguardara pelos produtores da região e de todo o Rio Grande do Sul, a chuva que caiu nos municípios de Capivari do Sul e Palmares do Sul nesta terça-feira, 14, superou os 50 milímetros em diversos pontos. A nível estadual, choveu em todas as regiões do Estado, mas a precipitação não foi volumosa em todas as áreas. Diversas cidades registraram altos acumulados de chuva e várias outras anotaram baixos ou irrisórios volumes ao longo do dia com as áreas de instabilidade que tomaram conta do estado.

Em Capivari do Sul, a chuva acumulada chegou a 55 milímetros no centro do município, 60mm no distrito de Rancho Velho e 50mm na Santa Rosa. Conforme dados do escritório da Emater, em 2023 foram registrados 94mm em Capivari do Sul: 22 em janeiro e 74 em fevereiro.

Comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma redução significativa da chuva, quando janeiro e fevereiro somaram 196mm. “Essa precipitação de ontem foi um espetáculo para nossa agricultura. Apesar de Capivari não sentir tanto o impacto da estiagem como em outras regiões, foi muito bem vinda essa chuva. Nossa expectativa é muito boa em relação a safra desse ano, onde nossos agricultores irão colher bem. Alguns já começaram a colheita do arroz e estão relatando bons números”, disse o Secretário de Infraestrutura, Ordenamento Rural e Meio Ambiente Luiz Carlos Andrade.

Em Palmares do Sul, na região dos Trilhos, foram registrados 45mm, enquanto em outras áreas do município variou entre 50 a 70mm. “Em Balneário Quintão temos o relato que a chuva somou 70mm. Foi muito boa para nossa agricultura em vista que o solo estava muito seco. Neste ano a falta de chuva não impactou tanto nossas culturas e acreditamos que teremos uma boa safra”, comentou o Secretário de Agricultura de Palmares, José Carlos Machado.

Vem mais chuva

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica ainda chuva para esta semana no Rio Grande do Sul. Hoje, as precipitações não devem ser relevantes em escala estadual. Diferentemente de ontem, quando a chuva foi generalizada, as precipitações de hoje devem alcançar poucos locais. Serão típicas de verão e extremamente localizadas. Assim, a esmagadora maioria dos municípios gaúchos não terá precipitação nesta quarta-feira.

Entre amanhã e sexta-feira o cenário muda. Um profundo centro de baixa pressão junto ao Rio Grande do Sul e a passagem de uma frente fria devem trazer novamente chuva em todas as regiões do estado, especialmente entre a tarde e noite da quinta-feira e o começo da sexta. Pode voltar a chover forte em alguns municípios com altos volumes e haverá o risco de temporais em pontos isolados.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Copyright © 2025 Jornal Integração.